A arquitetura contemporânea surgiu após a arquitetura moderna que, durante o seu desenvolvimento, recebeu influência da Revolução Industrial a respeito da introdução de novos materiais na área da construção civil. Nessa época, os artistas começaram a buscar diferentes formas para abordar os problemas projetais.
O estilo contemporâneo surgiu no final dos anos 1980 e no início dos anos 1990 e se mantém em produção até os dias de hoje. Neste estilo, questões como funcionalidade, conforto térmico, design dinâmico e economia verde passam a ficar em primeiro plano.
A história da arquitetura acompanhou o desenvolvimento da sociedade, uma vez que surgiu da necessidade de organizar e adornar espaços sobretudo, os espaços urbanos. Em outras palavras, a arquitetura é uma arte que surge da relação entre o homem e o espaço, de modo que organiza os ambientes.
As estruturas pré-históricas construídas de 10.
O desenvolvimento da arquitetura e do urbanismo no Brasil se deu a partir de 1530, com o impulso das capitanias hereditárias. Muitas vilas e cidades foram fundadas neste período, como Salvador. ... De todas as cidades brasileiras, São Paulo é a que mais registrou a transformação da arquitetura nacional.
A palavra “arquitetura” e também “arquiteto“, tem sua origem, primeiramente no Grego. ARKHITEKTON pode ser traduzido do grego clássico para o português como “mestre de obras” ou “construtor chefe”. É composto por ARKHEIN, “comandar” e TEKTON, “artesão, costrutor”.
No Brasil, a arquitetura modernista se iniciou nas primeiras décadas do século XX e atingiu seu ápice nos anos 1950, tendo como principais expoentes Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. O estilo moderno na arquitetura privilegia o simples e a função social das obras.
Representante maior da escola carioca de Arquitetura, Oscar Niemeyer é considerado o arquiteto que plasticamente mais influenciou os arquitetos brasileiros. A ele é atribuído a introdução da curva à arquitetura moderna universal. "A arquitetura moderna mundial era cúbica, reta e muito prismática.
Em 1939, aos 32 anos, Niemeyer participa do concurso que escolheria o projeto para o pavilhão brasileiro na Feira Mundial de Nova Iorque, em 1939.