Com o propósito de garantir a imunidade duradoura com a formação de IgG e células de memória imunológica, as vacinas têm sido desenvolvidas pelo acoplamento de polissacarídeos a proteínas, induzindo a ativação de células B, por isso são denominadas vacinas conjugadas.
As vacinas são substâncias feitas a partir de bactérias ou vírus causadores de doenças, e têm como principal função estimular o nosso sistema imunológico a produzir anticorpos para combater determinado antígeno e, dessa forma, manter o nosso corpo livre de doenças infecciosas.
A vacina estimula a defesa do corpo contra os microrganismos (vírus e bactérias) que provocam doenças e podem ser produzidas a partir de microrganismos enfraquecidos, mortos ou a partir de alguns de seus derivados.
A Vacina Gênica consta em inserir um gene que codifica uma proteína antigênica de um patógeno no núcleo da célula do hospedeiro com o auxílio de um vetor.
As vacinas agem estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos, que podem combater doenças infecciosas, tornando o indivíduo imune às mesmas. Como funcionam as imunizações? O objetivo das imunizações é estimular o organismo a produzir anticorpos contra determinados germes, principalmente bactérias e vírus.
2As reações mais comuns da vacina de varicela são: febre, vermelhidão, erupção cutânea entre 10 a 21 dias após ter tomado a vacina. 3A maioria das crianças que recebem a vacina pneumocócica podem ter reações como irritabilidade que é o sintoma mais comum.
Atualmente, a vacina 13-valente custa cerca de 60 dólares na rede privada e 15 dólares no Sistema Único de Saúde”, comparou a cientista.