EQST

Qual O Melhor Ndice De Liquidez Para Uma Empresa?

Qual o melhor índice de liquidez para uma empresa?

Liquidez Corrente É um índice muito divulgado e frequentemente considerado como o melhor indicador da situação de liquidez da empresa. É preciso considerar que no numerador (AC) estão incluídos itens tão diversos como: disponibilidade, valores a receber a curto prazo, estoques e certas despesas pagas antecipadamente.

Qual é a liquidez seca da empresa em questão?

Veja: Se a liquidez seca for maior do que 1, se entende que a empresa possui capital disponível suficiente para arcar com as suas obrigações de curto prazo. ... Se a liquidez seca for menor do que 1, significa que a empresa não possui, hoje, capital suficiente para arcar com todas as suas obrigações.

Como interpretar os índices de liquidez?

Você simplesmente divide o ativo circulante pelo passivo circulante. Por exemplo, se o ativo circulante for R$ 100 milhões e o passivo circulante for R$80 milhões, então a liquidez corrente é de 100/80 = 1,25.

O que significa o índice de liquidez corrente?

1 – Liquidez corrente Esse indicador se refere à capacidade que a empresa tem de cobrir os custos das suas dívidas a curto prazo. ... Liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante.

O que são os disponíveis no balanço patrimonial?

Divide-se nos subgrupos: disponível, realizável a curto prazo, estoques e despesas antecipadas. O disponível é composto pelas exigibilidades imediatas, representadas pelas contas de caixa, banco conta movimento, cheques para cobrança e aplicações financeiras.

Quais contas fazem parte do ativo?

Alguns exemplos de ativos são: estoque (de produtos acabados ou de matéria-prima); bens, como máquinas, equipamentos e prédios; e ainda contas de ativos financeiros, como investimentos ou duplicatas a receber. A sede da empresa, por exemplo, se for própria, é contabilizada como um ativo, pois faz parte do patrimônio.

Quais contas entram em disponibilidades?

O denominado "Ativo Circulante" constitui-se no grupo de contas contábil que registra as disponibilidades (caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras), os títulos negociáveis (como duplicatas a receber), os estoques e outros créditos de realização a curto prazo, como adiantamento a fornecedores e empregados ...

O que são contas de disponibilidade?

A intitulação Disponibilidade, dada pela lei, é usada para designar dinheiro em caixa e bancos, bem como valores equivalentes, como cheques em mãos e em trânsito que representam recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da empresa e que não haja restrições de uso imediato.

Quais as contas que podem ser consideradas como equivalentes de caixa?

Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor. Fluxos de caixa são as entradas e saídas de caixa e equivalentes de caixa.

O que é conta de disponibilidade?

São contas que estão constantemente em giro, movimento, circulação. Neste grupo são registrados os bens e direitos que a empresa consegue realizar (transformar) em dinheiro até o final do exercício seguinte, ou seja, no curto prazo.

O que é a disponibilidade de caixa?

Disponibilidades de caixa são os valores de titularidade do ente público em dinheiro, cheque, carta de crédito, aplicação financeira, poupança e outros ativos; e somente podem ser depositadas em bancos oficiais. ... Esses valores não se sujeitam à obrigatoriedade de depósito em banco oficial.

O que são aplicações financeiras no balanço patrimonial?

Na contabilidade, as aplicações financeiras são aquelas realizadas em diversos tipos de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, como: Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Fundos de Investimento Financeiro (FIF), Letras Hipotecárias, etc.

O que é uma despesa antecipada?

As despesas antecipadas são aquelas pagas ou devidas com antecedência, mas referindo-se a períodos de competência subseqüentes. As despesas do exercício seguinte serão apresentadas no balanço pelas importâncias aplicadas, diminuídas das apropriações efetuadas no período, de forma a obedecer ao regime de competência.

São exemplos de despesas antecipadas?

Além do aluguel a vencer, também são consideradas despesas antecipadas:

  • Seguros a vencer;
  • Encargos financeiros antecipados;
  • Assinaturas e anuidades;
  • Juros sobre descontos de duplicatas.

O que são receitas e despesas diferidas?

Despesas diferidas são aquelas que, embora incorridas no período de apuração, devam ser registradas em conta do ativo permanente, subgrupo diferido, para apropriação ou amortização em períodos de apuração futuros. ... São exemplos de despesas diferidas: despesas pré-operacionais, despesas pré-industriais etc.