A melhor forma de evitar o transtorno de uma queimadura de potó é a prevenção, ou seja, manter janelas dos quartos fechadas e, se possível, instalar telas de proteção para bloquear a entrada dos insetos, trocar as luzes brancas por amarelas (essas atraem menos os animaizinhos) e, se você ver um potó andando em cima de ...
As espécies que vivem em zonas temperadas têm a reprodução nos meses mais quentes, enquanto que as existentes nas regiões tropicais o fazem nos períodos chuvosos; isto faz com que alguns adultos consigam andar sobre a água.
“Na realidade os potós soltam uma secreção tóxica que provoca a queimadura, quando se chocam com a pele, eles não urinam nas pessoas”, explica. ... A queimadura pode chegar a ser de segundo grau.
As lesões provocadas pelo potó causam ardor, coceira e são bastante incômodas. Na maioria das vezes atingem as áreas aquecidas do corpo humano, como as dobras do pescoço, braços e pernas.
Comum nos períodos mais quentes e secos, o surgimento do potó está associado à áreas de agricultura e lixo orgânico em decomposição. Esse inseto libera uma substância tóxica como um ato defesa que pode causar queimaduras e feridas na pele.
Por isso advém essa expressão comum de alguns povos do interior do Brasil que é muito usada pra designar uma desgraceira sem tamanho: "SANGUE DE POTÓ!" Se nunca ouviu sua avó falar isso, ela é poser.
Pomadas para Tratar Queimaduras