Para conseguir esse documento o imigrante deverá solicitar sua emissão em um posto da Polícia Federal. Além da Autorização de Residência, o mesmo deverá solicitar a emissão da Carteira de Registro Nacional Migratório. O solicitante deverá ter em mãos todos os documentos necessários para realizar o pedido.
Os documentos necessários (originais e cópias) para a solicitação desse tipo de visto são:
O Visto de Residência do Mercosul estabelece que todos os territórios pertencentes ao bloco chamado Mercosul, mais a Bolívia e o Chile, devem liberar o acesso para entrada e trabalho dos cidadãos ligados a estes países, sem exigência de outro requisito além da própria nacionalidade.
O objetivo é verificar se já está liberado um documento do governo aceitando sua solicitação e um boleto, com valor aproximado de $30 mil pesos, para pagar seu visto de permissão de trabalho.
Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai são os países-membros do Mercosul, onde o acordo está em vigor. Atualmente, turistas de países do Mercosul não precisam de passaporte nem de visto para viajar dentro do bloco, basta o documento de identidade válido com foto.
Qualquer estrangeiro que entre no País precisa de um visto válido no seu passaporte. Para os casos de trabalho em empresas brasileiras, se for com ou sem vínculo empregatício, o visto obrigatório é o chamado "Temporário", que tem duração de 90 dias a 2 anos.
Para morar na Argentina, o cidadão brasileiro precisa obter o visto de Residência Permanente na Argentina. O cidadão brasileiro tem visto de turismo válido por 3 meses em território Argentino. Após este período, o brasileiro que quiser viver na Argentina deverá solicitar o seu visto de residência permanente no país.