A Revolta da Armada foi um movimento de rebelião ocorrido em 1893 e liderado por algumas unidades da Marinha Brasileira contra o governo do presidente Floriano Peixoto. ... O governo Floriano não cedeu, organizou o Exército e resistiu à revolta. A defesa do litoral impediu o desembarque dos revoltosos.
Nesse contexto, surgiram as primeiras grandes Revoluções da chamada República Velha ou Primeira República (1889 – 1930): a Revolta da Armada, no Rio de Janeiro, que posteriormente migrou para o sul do país, onde conseguiu apoio, e culminou na Revolução Federalista.
Resposta: A Revolta da Armada e a Revolução Federalista. Explicação: A Revolução Federalista foi uma guerra civil que aconteceu entre os anos 1893 e 1895 no Rio Grande do Sul, logo após a Proclamação da República.
Em 1893, teve início a Revolta da Armada. Custódio de Melo, que havia apoiado Floriano na eleição para vice-presidente, não aceitou as medidas do governo em relação à política gaúcha. ... Pela Constituição, Floriano deveria convocar novas eleições no prazo de dois anos após a posse. Porém, isso não ocorreu.
O governo de Floriano Peixoto foi o segundo governo do Brasil durante o período republicano, estendendo-se de 1891 a 1894, logo depois da renúncia de Deodoro da Fonseca da presidência. ... O fim de seu governo deu-se com a transmissão do poder para Prudente de Morais, o primeiro presidente civil da história do Brasil.
Maceió, Alagoas, Brasil
Floriano assumiu o poder em 1891, logo após a renúncia do Marechal Deodoro da Fonseca. Seu governo tinha como principal desafio consolidar a república no Brasil tendo em vista a divisão no apoio ao regime por causa de disputas de poder entre os aliados.
Marechal Deodoro, Alagoas, Brasil
O marechal Deodoro da Fonseca ficou conhecido por ter liderado a Proclamação da República e por ter sido o primeiro presidente do Brasil. Deodoro da Fonseca nasceu no município alagoano de Alagoas da Lagoa do Sul (que hoje se chama Marechal Deodoro), em 5 de agosto de 1827.