Duas ou mais retas são paralelas quando elas não possuem nenhum ponto em comum. Quando destacamos três ou mais retas paralelas em um plano, dizemos que elas formam um feixe de retas paralelas. As retas transversais são aquelas que “cortam” as retas paralelas.
O teorema de Tales afirma que: Um feixe de retas paralelas determina sobre duas retas transversais segmentos proporcionais. Na imagem, há vários segmentos de reta: AB, BC, DE, EF, AC, DF. É possível compará-los de duas formas.
Se os ângulos ocupam a região externa das retas paralelas e estão do mesmo lado da reta transversal, então eles são chamados de ângulos colaterais externos.
Resposta. B) Ângulos opostos pelo vértice possuem a mesma medida.
Quando temos dois ângulos cuja soma é igual a 90°, eles são chamados de complementares; já quando tempos dois ângulos cuja soma é igual a 180º, eles são chamados de suplementares. Se a soma entre os ângulos α e β é igual a 90°, dizemos que α e β são complementares.
Dois ângulos são chamados de congruentes quando possuem a mesma medida. Esse conceito é muito confundido com a ideia de igualdade. ... Os ângulos AÔB e DÊF são congruentes.
Para que sejam congruentes, basta que ângulos correspondentes sejam iguais. E são! É uma propriedade dos retângulos que todos os seus ângulos meçam 90 graus. Logo, esses dois retângulos diferentes são congruentes, pois possuem medidas de ângulos e lados correspondentes iguais.
Dizer que duas figuras são congruentes é equivalente a dizer que as medidas de seus lados e ângulos correspondentes são iguais....Os casos de congruência de triângulos são:
Ângulos congruentes são ângulos com medidas iguais. Ângulos suplementares são dois ângulos cuja soma é igual a 180º.
Duas retas que se cruzam e possuem um único ponto em comum são chamadas de concorrentes.