Para que as imagens formadas nos espelhos esféricos sejam nítidas, eles devem obedecer às chamadas condições de nitidez de Gauss: A luz deve incidir de forma paralela ao eixo principal; O ângulo de abertura do espelho deve ser menor que 10°.
A diferença entre eles é que as lentes refratam a luz que as atingem, divergindo ou convergindo-a para um ponto atrás da lente, enquanto os espelhos refletem a luz que os atingem, formando a imagem num ponto a sua frente.
As lentes convergentes funcionam de forma semelhante aos espelhos côncavos. A imagem nas lentes convergentes: a imagem depende da posição do objeto em relação a elas. ... A imagem produzida pelas lentes divergentes: como nos espelhos, a imagem depende da posição do objeto em relação à lente.
Lentes Divergentes são corpos transparentes limitado por duas superfícies refratoras com um eixo central em comum. Quando um raio luminoso paralelo atinge uma lente, sofre uma refração mudando sua direção, essa refração nas lentes divergentes faz com que os raios se afastem do eixo central .
A imagem do espelho convexo é sempre formada por um objeto colocado na frente do espelho. A imagem formada será sempre virtual, menor e direita.