Para começar a criar abelhas, é necessário dispor de uma área verde para a instalação do apiário, de preferência na zona rural e com pelo menos 1500 m², uma vez que as abelhas se afastam da colmeia para buscar flores. Além disso, deve haver uma fonte de água a menos de 500 metros da colmeia.
As abelhas são insetos que formam sociedades altamente organizadas, que podem chegar até 100 mil indivíduos. Nessas sociedades encontramos três castas: as operárias, a rainha e o zangão. As abelhas operárias são fêmeas estéreis com ovários atrofiados que vivem por aproximadamente trinta dias.
Existem três formas de começar seu apiário, a primeira delas é comprar colônias já formadas de outros apicultores. A segunda é realizar a captura de colmeias da natureza e, por fim, a terceira opção é atrair enxames para caixas. Escolha aquela que será mais fácil para você gerir no início do empreendimento.
Quanto tempo leva para as abelhas começarem a produzir mel? No Brasil existem aproximadamente 350 mil apicultores, de acordo com a Confederação Brasileira de Apicultura. Segundo esses profissionais, a primeira colheita de mel pode ser obtida a partir do 12º mês de criação das abelhas.
O apiário – a quantidade de colmeias por apiário é determinada pela flora apícola da região. As regiões do lavrado suportam em torno de 20 colmeias, já na mata pode-se chegar a 50 colmeias ou mais. O apicultor deve aumentar o número de colmeias até perceber uma redução na produção por colmeia.
Geralmente, a densidade de colmeias e a capacidade de suporte de uma região apícola são calculadas pelo número de colmeias por hectare (10 mil metros quadrados) de florada e o indicativo de 1 colmeia por hectare é apontado como adequado para um apiário ser produtivo numa região.
Na apicultura tradicional, o produtor colhe o mel apenas uma vez por ano, sendo cerca de 15 quilos por colmeia. Já na apicultura migratória, ele pode conseguir até três vezes mais.
para desorientar as abelhas uma vez que simula incêndio perto da colméia. Assim, as abelhas enchem o papo de mel no intuito de abandonar a colméia, o que as dificulta a curvar o abdômen para ferroar. devidamente coado para retirada de eventuais impurezas. Tem capacidade de armazenagem 30 litros, ou 45 quilos de mel.
Há uma estimativa de que uma abelha produz cerca de 5 gramas de mel por dia. As operárias, que são a maioria numa colmeia, vivem entre 45 a 60 dias. Então dá para dizer que uma abelha pode produzir cerca de 300 gramas de mel durante a vida. Uma colônia tem entre 25 mil e 80 mil abelhas operárias.
Caixas para criação de abelhas rendem R$ 75 mil por mês para empreendedor.
As seis melgueiras de oito quadros produziram um total de 58,9 kg contra 55,6 kg das melgueiras de dez quadros. Apesar das melgueiras de oito quadros terem produzido um pouco mais que as tradicionais, não houve diferença significativa entre a produção de mel das melgueiras (Tabela 1).
As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase. O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose.
Além do mel temos própolis, pólen, geleia real, entre outros. O mel é um alimento doce e natural, produzido pelas abelhas, a partir do néctar que elas coletam das flores e o transformam neste líquido viscoso que conhecemos.
E como as abelhas fazem a polinização? Ao pousar de flor em flor, elas usam os muitos pelos que possuem em seu corpo para coletar o seu pólen, o qual elas transportam depois para outras flores. Isso torna esses insetos importantes polinizadores.
Inicialmente, as abelhas operárias armazenam o néctar coletado na sua vesícula melífera(papo de mel) localizada ao lado do estômago e transportam até o enxame, em seguida repassam o néctar para outra abelha operária, boca a boca. ... Assim que terminar de succionar o néctar, as abelhas melam a escova do pé.
Graças ao seu trabalho de coleta de pólen e néctar, voando de flor em flor, as abelhas polinizam as flores e promovem a sua reprodução cruzada. Além de permitir a reprodução das plantas, esse trabalho também resulta na produção de frutos de melhor qualidade e maior número de sementes.
A diferença entre ambas é, o néctar é um líquido mais concentrado, as abelhas bebem ele e armazenam numa papo de mel, onde é levado até a colmeia. O pólen são pequeníssimos grãos que agarram na abelha quando elas entram nas flores para pegar o néctar, e acaba passando o pólen em outras plantas.
Néctar é uma substância aquosa secretada pelos vegetais através de glândulas especializadas. ... Normalmente o néctar é aproveitado por certos animais (insetos, aves e mamíferos) como fonte de água e carboidratos, e estes animais procuram as plantas nectaríferas para sua alimentação.