O mais importante para cortar EPS Isopor® utilizando um estilete é realizar movimentos firmes e curtos, repetindo-os para não correr o risco de o material esfarelar ou amassar. Essa ferramenta é ideal para cortes mais finos e detalhados, basta se certificar de que a lâmina está apropriada!
Um jeito mais simples de cortar isopor é aquecendo uma faca quente. Preferencialmente uma de cabo de madeira, para evitar o calor na mão. Você coloca a parte cortante da faca em uma chama, pode ser no fogão, e depois deslisa a lamina sobre o isopor, corta tudo certinho. Mas evite respirar a fumaça que sai do corte!
Use um cortador de espuma de fio quente para dar um toque mais profissional ao isopor. O fio quente da ferramenta derrete o material, deixando-o bem cortado. Ela é bem eficaz para fazer cortes arredondados. Pressione o fio do cortador contra o isopor aos poucos e de forma consistente.
A melhor técnica de faca quente para cortar isopor é passá-la em cima de uma vela acessa várias vezes, até que a faca fique com cera acumulada, depois, você apenas precisará cortar a placa com movimentos uniformes. Tenha cuidado para não amassar o poliestireno, fazendo sempre a mesma pressão sobre a faca.
Com as mãos enluvadas, pegue um pedaço de arame de floricultura. Coloque-o diretamente no centro de uma bola de isopor. Puxe o arame esticando-o firmemente para baixo através da bola e corte-o ao meio.
Para a colagem, uma boa cola de contato é ideal, mas fita dupla face também possibilita ótimos resultados, já que o EPS Isopor® é bem leve; Assente as placas de EPS Isopor®.
A Cola Isopor da Adespec foi desenvolvida para atender as necessidades das placas cimentícias nas construções Steel Frame. É um adesivo que permite unir fortemente diversos tipos de materiais ao isopor ou peças de isopor entre si.
COLA PVA
Passo a passo do revestimento de tijolos com isopor: Com as placas de isopor em mãos, basta desenhar linhas retas e recortar com estilete, e em seguida colar com cola para madeira, com o auxílio de uma esponja, em painéis de madeira presos na parede.
Usei cola transparente para isopor da Pritt (Hobby). Passe a cola, posicione e segure por alguns segundos até grudar. Nas emendas usei palito de dente pra ajudar a segurar uma barra. Depois disso é só passar massa corrida, lixar e retocar com tinta os cantos e emendas feitas pra ficar acabamento perfeito.
Tanto em placas que podem ser colocadas diretamente na parede com cola de contato quanto dentro da estrutura da construção, os painéis de EPS Isopor® não absorvem água e por isso, impedem todo tipo de umidade. Além disso, não proliferam fungos ou bactérias, eliminando completamente a possibilidade de mofo.
5 coisas que você pode fazer com placas de EPS Isopor®
Use cola branca (por exemplo, Cola Tenaz) para projetos rápidos, simples ou informais. Essa é a opção mais fácil. Ainda que sirva para vários usos, tal substância funciona melhor para a união entre isopor e cartolina, papelão ou madeira.
Termolina caseira leitosa (Termolina é um impermeabilizante para tecidos, isopor e papel. Evita o desfiamento de bordados. Endurece o crochê e também pode passar sobre figuras para découpage deixando-as impermeabilizadas). MISTURAR: – 2 medidas de cola branca; – 1 medida de água; – 1/2 medida de álcool líquido.
Coloque o tecido de fibra de vidro sobre toda a superfície do isopor. Esse tecido funciona como um excelente selante contra umidade e outras formas de danos. Deixe secar por uma noite.
Lixe bem o isopor para deixá-lo lisinho. Passe a massa corrida com o auxílio de uma espátula. Com a trincha, solte a imaginação e dê a textura que desejar. Pinte com a tinta acrílica.
Para conseguir maior durabilidade e resistência do isopor pode ser usada uma resina acrílica com base aquosa, das muitas que existem no mercado (lojas de materiais de construção / tintas). Também pode ser usado um verniz acrílico sempre de base aquosa, usado em artesanatos.
Técnicas diferenciadas de como pintar o EPS Isopor®
Pintura com tinta para tecido, acrílica ou látex: Pintar a peça como desejar com pincel macio para melhor aderência no isopor. ... Material: Tinta para tecido, tinta acrílica ou tinta látex, pincel do tamanho que desejar (conforme o tamanho da peça), água gancho para as peças que serão penduradas e espeto de churrasco.
Sele o isopor caso tenha que usar tinta que não se fixe bem. Utilize um selante comum, como cola Mod Podge, ou algum que seja específico para o isopor. Aplique o selante usando um pincel de espuma ou um outro regular e deixe secar completamente antes de pintar o isopor.
Uma forma de pintar isopor é com tintas guache. Elas aderem muito bem nesse material e são tintas bastante econômicas! No entanto, poderá ser necessário passar uma segunda demão para corrigir eventuais imperfeições! Não se esqueça que a segunda demão só deverá ser feita depois de ter secado totalmente a primeira.
Colora as bolas de isopor com tinta acrílica, que é permanente e espessa. Use um pincel de artesanato para pintar a superfície. Se deseja usar tinta acrílica spray, leia o rótulo do fabricante antes de aplicá-la, pois ela pode conter solventes que quebram e danificam o isopor.
Como tingir bolas de isopor
Elas secam em questão de 5 minutos no máximo, uma demão é o suficiente para encobrir o branco, a tinta fica fosca, possui como base a água e não sai com a mesma depois de seca, pode ser aplicada no pincel de cerdas finas ou no aerógrafo, o modelo fica leve e por fim rende muito ( um frasco pinta dois shockflyer ).
Materiais 1 colher de cola para isopor e eva, 1 colher de cola branca, álcool e purpurina o quanto baste.
Corte todos os caules das flores. Pingue cola na base da flor e perfure a bola de isopor com o caule. Vá fixando as flores ao redor da bola. Para finalizar a sua peça, faça um laço, com a fita, na base do suporte....Decoração com Bolas de Isopor Passo a Passo
Precisamos de bolinhas de isopor, palitos de espetinho, glitter, cola e pincel. Passei cola na ponta do palito e espetei na bolinha! Deixei secar! Depois de seco, passei cola na bolinha, com a ajuda de um pincel!২৩ ডিসেম্বর, ২০১২
Ainda dá tempo de arrumar tudo antes do Natal!
Uma ideia simples e prática para restaurar as bolas é pintando-as. Há diversas opções: spray, tinta guache, cola spray (neste caso, incremente com glitter, passe silicone em bisnaga e, em seguida, aplique miçangas). Qualquer que seja a técnica escolhida, invista nas cores: vermelho, verde, azul, prata e dourado.
Como Fazer Use a régua e o estilete para garantir que o papel ficará cortado retinho. Com as tiras devidamente cortadas você deverá juntá-las formando então as bolinhas de natal. Prenda nas extremidades usando os mini-colchetes de scrapbooking. Gire as tiras para deixar a bola com o visual desejado.