No caso a rede é a Renctas, a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres que em três anos mostrou serviço, atuando na conservação e proteção da biodiversidade brasileira. A rede nasceu como um projeto inovador para enfrentar um problema grave e antigo do país: o tráfico de animais silvestres.
O tráfico de animais é configurado pela retirada de animais de seus habitats naturais e destinados à comercialização. ... Conforme dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), aproximadamente 90% dos animais silvestres morrem logo depois de retirados de seu habitat natural.
Outras consequências ambientais geradas pelo tráfico de animais incluem a introdução de espécies exóticas, a disseminação de doenças e a interrupção de processos ecossistêmicos e serviços ecológicos como a polinização, a dispersão das sementes, o controle populacional de outros animais, e, em médio e longo prazos, a ...
As consequências do trafico de escravos foram muitas, começando com a morte de milhares deles devido às condições de trabalhos, doenças e má alimentação, sendo que além da morte e violação de direitos humanos básicos, esse fato gerou uma profunda desigualdade social no país que persiste até os dias de hoje.
O tráfico de animais silvestres causa um amplo desiquilíbrio ecológico, pois quando ocorre a retirada do animal do seu habitat toda cadeia alimentar é interferida. Um dos maiores pontos negativos é que o tráfico de animais pode levar a espécie à extinção.
O tráfico de animais além de prejudicar o ecossistema também pode prejudicar a saúde humana, pois muitos animais silvestres são hospedeiros de vírus que causam doenças em humanos como a febre amarela, leischmaniose e toxoplasmose. É injetado álcool puro na veia dos micos para que fiquem quietos.
Não compre objetos e bijuterias com penas de animais. ... Não compre animais silvestres. Denuncie tráfico de animais silvestre à Linha Verde do Ibama – Passe essa dica adiante.
Várias espécies estão ameaçadas de extinção no mundo em decorrência da destruição do ambiente, mudanças climáticas, caça e pesca predatórias, poluição, entre outros fatores.
Animais em Extinção no Brasil
Seguem algumas maneiras para você fazer a diferença:
Animais em Extinção
Em estado crítico de extinção e na Lista Vermelha da União Internacional de Conservação da Natureza (2009), o rinoceronte de Java (Rhinoceros sondaicus) é considerado o mamífero de grande porte em maior perigo de extinção a nível mundial, com uma população de apenas 60 animais.
10 Espécies de aves extintas ou sob grande risco de extinção
Resposta. Guariba, mico leão de cara preta, baleia azul, peixe boi marinho, rato de espinho, tartaruga gigante e muitos outros....
Ordem Galliformes (jacus, mutuns, urus)
Árvores como pau-brasil, jequitibá, sapucaia, mogno, jatobá, jacarandá, imbuia, araucária, entre outros, estão nessa lista, dentro de uma das três classificações. A primeira iniciativa para quem quer contribuir na preservação dessas espécies é não comprar móveis feitos de madeira extraída dessas árvores.
Dentre as espécies de peixe que estão ameaçadas, constam o Pacu, o Curimatã e o Matrinxã, conhecidos entre os consumidores do Norte.
118 espécies de peixe voltam a ficar proibidas de serem pescadas
Com o aumento da pesca comercial nas últimas décadas, os estoques pesqueiros vêm sofrendo uma pressão cada vez mais intensa. Isso gera impacto nas populações das principais espécies comerciais, como o pirarucu. A espécie corre risco de extinção devido à pesca predatória praticada ao longo de muitos anos.
Mãos à obra
A criação conjunta de tilápia, surubim e pacu tem como principal vantagem o aproveitamento quase que total dos alimentos fornecidos aos peixes, evitando, dessa forma, o acúmulo de sobras, o que permite manter a taxa de oxigênio da água em níveis mais elevados.
Na fase inicial de crescimento, ofereça de quatro a cinco vezes por dia ração para onívoros contendo entre 34% e 40% de proteína bruta. A partir de 90 gramas de peso do peixe, mude para opções com 26% a 32% de proteína bruta ao menos duas vezes ao dia.
Adote redes de proteção contra predadores (pássaros, por exemplo) nos viveiros com alevinos. >>> ALIMENTAÇÃO Pode ser variada, pois a patinga não tem restrições. Peixe onívoro, come tanto frutos quanto rações, além de pedaços de peixes, crustáceos, algas e minhocas.
Alimentação: Peixes, crustáceos, moluscos e equinodermos (na fase jovem) e apenas peixes quando adulto.
O Tambaqui tem uma membrana gelatinosa bem grossa para proteger a entrada da água para guelrras, já os Tambacus quase não tem. O Pacu, onde o macho é usado na fecundação dos ovos da fêmea de Tambaqui é outra espécie de grande importância em nossos pesqueiros.
A fêmea apresenta, aproximadamente, 20% a mais de peso em relação ao macho em estágio final de abate, a partir de dois quilos. O peixe nasce com uma gônada bipotencial que pode se tornar ovário ou testículo.