substantivo masculino Aquilo que é simples: passar do simples ao composto. Pessoa simples; pessoa ingênua, crédula. substantivo masculino plural Símplices.
A palavra simplesmente é formada partir de derivação sufixal. Foi acrescentado o sufixo -mente ao adjetivo simples, alterando o seu sentido: simples + -mente = simplesmente. Assim, tendo sua origem no adjetivo simples, o advérbio simplesmente deverá ser também escrito com e na segunda sílaba: simples/simplesmente.
Há dois tipos de composição: aglutinação e justaposição. Ocorre quando um dos radicais, ao se unirem, sofre alterações. Exemplos: planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora). Ocorre quando os radicais, ao se unirem, não sofrem alterações.
Na Derivação Prefixal e Sufixal, a presença apenas do sufixo ou apenas do sufixo na palavra primitiva é suficiente para a formação de uma nova palavra – infeliz ou felizmente.
2) DESATINAR é uma palavra formada apenas por derivação prefixal. Note que "desatinar" já vem da palavra primitiva "atinar". Como há apenas o prefixo "des" antes da palavra primitiva "atinar", então a formação de "desatinar" é: derivação prefixal.
Ou seja, é formada por mais do que um constituinte morfológico. São, por isso, obrigatoriamente constituídas por afixos derivacionais, podendo também apresentar afixos flexionais.
Resposta. Resposta: 1. a) Derivação sufixal, composição por justaposição, composição por justaposição e derivação sufixal.