Mito: O edital do Enem exige caneta esferográfica, fabricada em material transparente, de tinta preta. O cartão-resposta não pode ser preenchido com caneta de outra cor, lápis ou lapiseira.
Segundo os itens 13 (13.
Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). ... Para evitar fraudes (colas indevidas) a prova do Enem é realizada em 4 versões de cores diferentes, são elas: amarela, azul, branca e rosa. Apesar das cores diferentes, as provas possuem as mesmas questões, pois o que difere uma da outra é a ordem que as questões são montadas.
Os candidatos receberam cadernos de provas com as mesmas questões para todos. No entanto, a ordem é diferente conforme a cor do material: azul, amarelo, branco, e rosa. O Enem é feito desta forma para dificultar “colas” ou fraudes.
Os cadernos de prova são feitos nas cores rosa, amarelo, azul, branco e cinza, e nós indicamos marcar no cartão de respostas a cor do seu caderno de prova logo no início pra você não esquecer disso no final.
"O edital da versão impressa do Enem não prevê a eliminação devido a erros no preenchimento da cor do Caderno de Questões. O Inep garante que ninguém será prejudicado por equívocos desse tipo", diz o comunicado oficial.
Primeiro dia:
Estrutura da Prova Elas deverão ser divididas em quatro grandes grupos: Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, cada caderno com 45 questões.
O Enem é dividido em 4 provas de questões de múltipla escolha, que abordam conhecimentos das grandes áreas do Exame (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias), e 1 de redação.
5 questões
25 questões
Veja a seguir algumas dicas para conseguir uma boa pontuação: 1) Dê atenção especial para as provas de Matemática e de redação, pois são as provas onde acertar mais gera mais resultado. 2) Treine a precisão na hora do exame.
“É possível fazer menos da metade e ter em torno de 700 pontos. O aluno tem que se concentrar nas fáceis, que precisa acertar. Se errar as difíceis, a TRI vai tirar ponto, mas, se errar fácil, vai tirar muito mais”, avisa. ... A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos.