A fórmula n indica o número de lados e n – 3 determina o número de diagonais que partem de um único vértice e a divisão por dois elimina a duplicidade de diagonais ocorridas em um polígono. O octógono possui 20 diagonais. O dodecágono possui 54 diagonais. O número de diagonais de um icoságono é igual a 170.
A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.
Para calcularmos as diagonais, primeiramente deve-se ter algumas informações como nº de vertices, nº de faces, nº de arestas ... Para tal, utilizaremos a Relação de Euler que é a seguinte :: V + F = A + 2, onde V é o nº de vértices, F é o nº de faces e A é o nº de arestas. V + 9 = 16 + 2 , portanto V=9.
Relação de Euler
Os segmentos AB e AE são catetos desse triângulo. Assim, para descobrir a medida da diagonal BE, basta usar o Teorema de Pitágoras para descobrir a medida dessa hipotenusa. Entretanto, conhecemos apenas a medida de um dos catetos: AB = z. Para descobrir a medida do cateto AE, usaremos também o Teorema de Pitágoras.
Um cubo formado por arestas medindo 1 decímetro (dm) cada, possui capacidade de 1 litro, pois: V = 1dm * 1dm * 1dm = 1dm³ = 1 litro. Um cubo formado por arestas medindo 1 centímetro (cm) cada, possui capacidade de 1 ml, pois: V = 1cm * 1cm * 1cm = 1cm³ = 1 ml.
Como o retângulo possui lados opostos com medidas iguais, então resumimos sua fórmula assim: P = 2(b + h)