Pelo aplicativo do Dietbox o paciente acompanha seu plano alimentar e preenche o diário para que o profissional verifique.
Como montar um plano alimentar para um paciente
Passo a passo: como montar um plano alimentar para seu paciente
Alguns dos alimentos mais pobres em fibras que podem ser inseridos neste tipo de dieta, são:
A alimentação pobre em fibras pode aumentar o risco de desenvolvimento de diverticulose em indivíduos com maior predisposição, uma vez que a falta de fibras reduz o volume fecal e prolonga o período de trânsito intestinal, aumentando a pressão na luz do intestino e o risco de hérnias.
As fibras também têm o poder de regular o trânsito intestinal. Mas para isso é necessária a ingestão suficiente de água. As chamadas fibras insolúveis, encontradas nos pães integrais, cereais, cenouras, couve e na casca da maçã, aumentam o trânsito intestinal, diminuindo a constipação.
Ao contrário das fibras solúveis, as insolúveis não absorvem água, e passam pelo estômago sem sofrer alterações. Elas estão presentes principalmente em alimentos como farelo de trigo, arroz integral, feijão e cereais matinais integrais.
Os 10 benefícios das fibras alimentares
Fibras são carboidratos que não podem ser digeridos pelo nosso organismo. Existem dois grupos de fibras: solúveis e insolúveis. As fibras solúveis têm a capacidade de se misturar a água e assim cumprem seu papel de proporcionar mais saciedade, pois formam uma espécie de gel na parede do estômago.
As fibras aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino, fazendo com que ele funcione melhor. Além disso, elas auxiliam na manutenção de uma flora intestinal saudável, pois aumentam o número de bactérias “do bem” e diminuem as que fazem mal para o corpo.
Quais os benefícios das fibras? Saciedade– As fibras solúveis absorvem água e formam géis, permanecendo mais tempo no estômago e proporcionando maior saciedade. Controle da glicose – As fibras promovem a liberação mais lenta e constante da glicose e ajudam a regularizar os níveis no sangue.
o consumo auxiliam no bom funcionamento do instestino e na eliminação de fezes, já o que acumulo delas podem ocasionar problemas, como o câncer de cólon. assim, como o organismo na sintetizam, as fibras ajudam na formação do bolo fecal.