Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:
A febre pode ser moderada ou elevada, ultrapassando, às vezes, 39 graus. Coincide com a queda de peso da primeira semana de vida, sendo mais elevada nos dias quentes, daí a sua maior frequência no verão. Aparece em recém-nascidos normais, sendo admitida como causa a escassez de líquidos, leite ou água.
O que pode causar febre em bebês e crianças?
Os remédios mais indicados para baixar a febre no bebê são o paracetamol (Tylenol), a dipirona infantil (Novalgina infantil) e o ibuprofeno (Alivium, Doraliv), que devem ser administrados através de formas farmacêuticas adaptadas para a idade, como suspensão oral, gotas orais ou supositórios, por exemplo.
O aumento da temperatura corporal no bebê só deve ser considerada febre quando passa dos 37,5ºC em uma medição na axila, ou 38,2º C no reto. Antes dessa temperatura, só é considerado como sendo apenas uma febrícula, que geralmente não é motivo de preocupação.
A dipirona causa queda de pressão , por isso não é recomendada para bebês. Crianças menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 Kg não devem ser tratadas com Dipirona.
"Até os seis meses existem poucas opções de medicamentos que podem ser dados aos bebês. O mais indicado é dar paracetamol e soro para casos de gripe e, eventualmente, um medicamento para cólicas.
O Colikids pode ser usado em crianças e bebês desde o nascimento, e a dose recomendada é de 5 gotas por dia, enquanto durar a diarreia. A melhor forma de tomar esse remédio é colocando as 5 gotas numa colher e depois misturar num pouquinho de leite ou água fria.
Um ótimo remédio caseiro para cuidar das cólicas do bebê que já não mama no peito é dar pequenas doses de chá de camomila e erva-doce, pois estas plantas medicinais possuem efeito antiespasmódico, que alivia as cólicas e diminui a produção de gases.
Feijão, couve e brócolis Esses três alimentos são conhecidos por gerarem muitos gases no nosso organismo. O que pode causar gases e cólica no bebê.
Chás para aliviar a cólica do bebê
Os especialistas não sabem ao certo o que causa as cólicas, mas algumas explicações possíveis são: O sistema digestivo do bebê ainda está se desenvolvendo, causando desconforto, que o bebê comunica com o choro. O refluxo pode estar fazendo o bebê se sentir desconfortável.