O coeficiente de aproveitamento é um número que multiplicado pela área do terreno indica a quantidade máxima de metros quadrados que podem ser construídos, somadas as áreas de todos os pavimentos. Basta dividir a área total edificada (contando com todos os pavimentos) pela área do terreno ou lote.
12m2
Cada rua deve respeitar certas leis, que variam dependendo dos usos de cada região. Pode ser que duas ruas paralelas à sua, seja possível construir até três andares, mas na sua menos. Confira com um arquiteto especializado os requerimentos exigidos pela sua sub-prefeitura.
ÁREA TOTAL EDIFICÁVEL (ATE) É a área máxima edificável resultante da multiplicação do Índice de Aproveitamento do Terreno (IAT) pela área do terreno (S), representada pela fórmula ATE = IAT x S. ÁREA ÚTIL DO COMPARTIMENTO É a área de piso de um compartimento.
Onde: v = Velocidade de fluxo (cm/s); q = quantidade de fluído por unidade de tempo (cm/s); k = Coeficiente de permeabilidade (unidade de velocidade); i = Gradiente hidráulico = h / L; O ensaio de carga constante é aplicado a solos granulares ou solos com alta permeabilidade.
gradiente hidráulico. Declive do lençol freático medido em ângulo ou em porcentagem entre dois pontos dados a localização e a altimetria desses pontos.
Quando ocorre a percolação da água no solo, a tensão efetiva, que é a diferença entre a tensão total do solo e a pressão neutra, será diferente que a tensão estática do solo. Quando essa tensão efetiva for nula, o gradiente hidráulico é chamado de gradiente hidráulico crítico e a estabilidade do solo é perdida.
SIGNIFICADO DE GRADIENTE HIDRÁULICO É a diferença de potencial entre dois pontos, divididos pela distância lateral dos pontos.