crossorigin="anonymous">
HIGRÓFILA: vegetação adaptada a viver em ambiente de elevado grau de umidade. LATIFOLIADA: vegetação com abundância de espécies dotadas de folhas largas.
A fitogeografia é um ramo da biogeografia responsável por estudar a origem, distribuição, adaptação e associação das plantas de acordo com a localização geográfica e sua evolução. ... Sendo, até então, dada pouca importância à localização geográfica na configuração e distribuição das vegetações.
Segundo a natureza de sua estrutura, as plantas podem ser lenhosas: apresentam tecidos rígidos e endurecidos formando o lenho, como as árvores e alguns arbustos; ou herbáceas: têm a estrutura um pouco mais flexível e frágil, com caules verdes, devido a natureza de seus tecidos.
São três as principais faixas de transição brasileiras: a Mata dos Cocais, o Agreste e o Complexo do Pantanal.
Além de dividir os ecossistemas em aquáticos e terrestres, podemos também falar em ecossistemas de transição (ou biomas de transição), que, como o nome diz, está em trânsito entre os dois primeiros, ou melhor, representa a passagem de um para outro.
Zonas de transição dos biomas brasileiros:
No entanto, os sistemas ambientais utilizam-se da classificação de vegetação para melhor evidenciar as diversas paisagens naturais (biomas). Os biomas podem ser divididos em aquáticos e terrestres: ... Biomas terrestres: tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos.