Testando o Diodo na Placa Quando medimos o diodo no sentido direto o multímetro deve mostrar o valor da tensão de barreira do diodo. No sentido reverso o multímetro mede aberto (OPEN; OL; 1.) ou um valor maior que a tensão de barreira.
PD = Dissipação máxima de potência (Maximum Total Dissipation) – é a capacidade de dissipação de potência do diodo em watts (W). Como esta grandeza é dada por P = V x I, ela pode ser calculada pela corrente conduzida multiplicada pela tensão direta.
Dispositivos semicondutores de potência Os principais tipos de dispositivos semicondutores usados como chaves em circuitos de eletrônica de potência são: Diodos; ... Transistores de efeito de campo metal-óxido-semicondutor (MOSFETs);
Diodos de Potência. Um diodo semicondutor é uma estrutura P-N que, dentro de seus limites de tensão e de corrente, permite a passagem de corrente em um único sentido.
O diodo funciona como uma chave de acionamento automático (fechada quando o diodo está diretamente polarizado e aberta quando o diodo está inversamente polarizado). ... A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos retificadores de corrente, é transformar corrente alternada em corrente contínua pulsante.
Diodo semicondutor são componentes eletrônicos produzidos de silício ou germânio, são utilizados em aparelhos, equipamentos e dispositivos, como televisão, celular, computador, controle remoto, etc.
O diodo é um semicondutor com dois terminais que conduz corrente elétrica em somente um sentido. Para isso ser possível, ele é constituído por uma junção PN, uma estrutura básica dos semicondutores que possui essa propriedade. Ele funciona como uma via de mão única para a eletricidade.
O diodo retificador é um dispositivo semicondutor utilizado para converter sinais em corrente alternada para corrente contínua, mantendo apenas um semiciclo da onda senoidal que é a característica da corrente alternada, daí o seu nome “retificador”.
Tipos de Diodos
Os chamados diodos especiais são os que possuem, assim como o diodo comum, dois condutores, mas, que contam com alguma diferença em sua estrutura básica para outra utilização.
Os diodos de potência são basicamente compostos por duas camadas, uma de um cristal tipo P ( carregado positivamente) e uma camada de cristal N ( carregado negativamente), a junção criada entre eles permite a passagem de corrente elétrica em um único sentido, a diferença dos diodos de potência dos diodos comuns é uma ...
O diodo é um dispositivo eletrônico feito geralmente de silício ou germânio, que permite a passagem da corrente elétrica somente em um sentido, quando seus terminais estão polarizados de forma direta. Os terminais do diodo são o ânodo e o cátodo.
Diodo Roda Livre Quando desligamos rapidamente relés e indutores, eles produzem tensões elevadas. ... Isso pode resultar em acidentes e a queima de dispositivos eletrônicos.
O diodo Schottky têm como característica a comutação ultrarrápida, e quando é polarizado diretamente possui uma queda de tensão muito baixa. Ao contrário do diodo comum, o diodo Schottky não é formado por uma junção P-N, porque a camada P é substituída por uma camada de metal, formando uma junção Metal-N.
Aplicações em sistemas de áudio Assim, os diodos schottky podem ser utilizados em sistemas de áudio para evitar distorções em ondas sonoras. Como sinais sonoros também trabalham nas mais variadas frequências, o componente torna-se muito apropriado para trabalhar em frequências maiores.
O diodo semicondutor é um dispositivo eletrônico feito de silício ou germânio que tem como função transformar corrente alternada em corrente contínua.
O procedimento para se testar um diodo Schottky é bem parecido com o procedimento utilizado para o diodo comum. Importante: como no teste de diodos convencionais, o teste do diodo deve ser realizado com este componente fora do circuito, a fim de evitar interferência dos demais componentes ao seu redor.
O procedimento é o seguinte: a) Encoste uma ponta de prova do multímetro em cada um dos terminais do diodo e anote a resistência medida. b) Repita a operação invertendo as posições das pontas de prova, ou seja, encosta-se a ponta vermelha no terminal em que antes estava a ponta preta.
Para medir o diodo com o multímetro digital, vamos usar a escala de Diodo, ai é fácil, não é? já vem o desenho do diodo na escala do multímetro. No multímetro analógico, vamos usar a escala de X1 e na escala de X10k para medir o diodo comum, sem ser zener.
Basta ligar o diodo zener em teste no local indicado e ler no multímetro a tensão zener. Para diodos zener com tensões maiores, pode ser usado um transformador de maior tensão, aumentando-se o resistor proporcionalmente tanto em valor ohmico como em dissipação.
Mesmo sem saber como o resistor está ligado, podemos fazer algumas análises. – Se o valor medido no multímetro for próximo ao valor do resistor, o resistor está ok. – Se o valor medido no multímetro for maior que o valor do resistor, o resistor está aberto, ou com mau contato.