Um circuito impresso consiste em uma placa formada por camadas de materiais plásticos e fibrosos (como fenolite, fibra de vidro, fibra e filme de poliéster, entre outros polímeros) que conta com finas películas de substâncias metálicas (cobre, prata, ouro ou níquel).
• Quanto ao número de faces Face Simples: Possui cobre em apenas uma das faces. Dupla-Face: ambas as faces do material possui cobre. M lti C d M lti L P i i d d d Multi-Camadas ou Multi-Layer: Possui mais de uma camada de cobre, geralmente utilizado nas placas profissionais.
Para começar, é necessário cortar com um estilete os trechos descolados das trilhas de cobre (figuras 3 e 4). É sempre bom cortar um pouco além da parte solta, asssim ficará facilitada a raspagem e a soldagem. Se a trilha for muito pequena, melhor retirá-la totalmente.
As placas de circuito, também conhecidas como PCBs ou placas de circuito impresso, são componentes eletrônicos que estão no centro da maioria dos projetos de engenharia eletrônica, desempenhando função chave na integração e comunicação entre as partes de um circuito.
PCI é um padrão de barramentos, destinado a conectar periféricos à placa-mãe do computador. Mas você também pode encontrar outras referências a ele, como “interface”, “slot” ou “soquete”.
As placas de circuito impresso são constituídas por uma superfície isolante revestida por uma fina camada de cobre. Os materiais mais utilizados são a baquelite, papel epoxye vidroepoxy. Sobre elas é depositada por processo eletroquímico uma camada de cobre puro.
Para montar o seu Arduino você vai precisar de:
Você deve seguir os seguintes passos:
Reabra o Arduino, vá em Ferramentas>Placa e clique em ATMega328. Quando fizer isto, uma série de opções irão aparecer no menu Ferramentas. Se você não conhece o que são, altere apenas a opção clock para “8MHz Internal”.
Conectando o cabo ICSP no Arduino, conecte o USBasp no computador, e navegue no menu superior em Tools/AVRDude USBasp. O código será enviado ao Atmega328p, e o LED na porta PB5 ou LED "L" irá piscar a cada 500ms. A execução do AVRDude irá aparecer na janela de Output do Atmel Studio.
Circuito para gravar o bootloader no ATmega328 Ligue o pino 17 (MOSI) do ATMEGA ao pino 11 do Arduino. Ligue o pino 18 (MISO) do ATMEGA ao pino 12 do Arduino. Ligue o pino 19 (SCK) do ATMEGA ao pino 13 do Arduino. Ligue o led ao pino 7 do Arduino, juntamente com o resistor de 330 ohms.
Vá em: Ferramentas > Programador: > Arduino as ISP. · Grave o BootLoader na Placa. Vá em: Ferramentas > Gravar BootLoader. · Pronto, está gravado o BootLoader conforme a imagem abaixo.
Conecte o ArduinoISP no computador, e navegue pelo menu superior em Ferramentas, selecione o modelo da placa a ser gravado (neste caso, Nano), a porta COM em que se localiza o ArduinoISP, selecione o programador como "Arduino as ISP" e clique em Gravar Bootloader.
O bootloader é o programa auxiliar, encarregado de ajudar o sistema operacional a iniciar. ... O bootloader serve também para instalar ROMs customizadas do Android, mas para isso precisa ser desbloqueado antes.
Bootloader é um software que permite a inicialização do sistema operacional de todos os dispositivos como computadores, smartphones, tablets e diversos equipamentos. Sempre que o dispositivo é ligado, ele irá acionar o bootloader para carregar o sistema operacional.
Qualcomm Incorporated (QCOM)
Dependendo do aparelho, a combinação de botões pode ser “Botão Power + Diminuir Volume”, ou “Botão Bixby + Diminuir Volume”; Pressione e segure o botão Aumentar Volume até a tela mudar para a opção de desbloquear o bootloader; Pressione o botão Aumentar Volume e o bootloader será desbloqueado.