Aquela substância que atravessa nossas narinas quando respiramos se chama ar. O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto. Ele é formado por diversos gases. O gás nitrogênio é o que se apresenta em maiores quantidades; depois, temos o gás oxigênio e o gás carbônico.
Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nosso pulmões, estamos percebendo a presença do ar. ... Não podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro).
Porque as moléculas do ar são muito pequenas e não refletem a luz. Porque as moléculas do ar são muito pequenas e não refletem a luz. “Para que um objeto seja visto é preciso que um raio de luz incida sobre ele, refuta e atinja o olho do observador”, diz o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo.
O nitrogénio é comumente usado durante a preparação de amostras em análises químicas. Assim como também para concentrar e reduzir o volume de amostras líquidas. O nitrogênio também é importante para a indústria química. É usado na produção de fertilizantes, ácido nítrico, nylon, corantes e explosivos.