Além do banquete, originário das refeições que se transformavam em alegres e animadas festas, os gregos também se divertiam com outras atividades, algumas um tanto quanto peculiares: 1. Apesar de não serem tão comuns, lutas propositais entre cães e gatos aconteciam rodeadas de apostas.
Entre os principais espaços de diversão e lazer no Império Romano estavam os anfiteatros e os circos. Nos anfiteatros ocorriam as lutas entre os gladiadores, e entre estes e as feras famintas (tigres, ursos, entre outros).
Qual o tipo de lazer aconteceu nos anfiteatros. romanos Nele eram realizadas uma das diversões mais adoradas pelos romanos: as corridas de carros puxados por cavalos. Esses carros podiam ser as bigas, puxadas por dois cavalos, ou as quadrigas, puxadas por quatro cavalos.
Os romanos se divertiam com apresentações públicas diversas, como shows com animais exóticos (havia, por exemplo, domadores de leões em Roma), apresentações de gladiadores, corridas de biga, encenações de peças teatrais, festivais de música, cerimônias de natureza religiosa e mesmo instituições públicas de relaxamento ...
Dança, música, luta e alguns tipos de jogos e desportos eram as formas de entretenimento mais populares para esta classe social. ... Além disso, as pessoas passaram a produzir os seus próprios tabuleiros e criaram os seus jogos.”
Podem ser listadas algumas modalidades de entretenimento: blogs, chats, cinema, dança, exposições, festas de natureza popular, jogos, leituras – especialmente de best sellers -, ouvir música, passatempos, pesca, rádio, teatro, televisão, entre outras. Algumas localidades também estão vinculadas à arte de entreter.
Jogar conversa fora, colocar a prosa em dia, bebendo alguma coisa era uma das atividades de lazer mais comuns do século XIX. ... Tão comuns no século XIX, bem como no início do XX, as rinhas de galo no Brasil foram proibidas em 1934, pelo então presidente Getúlio Vargas.
Lazer (antigamente): sem os recursos atuais, as pessoas se divertiam através de bailes, festas reservadas, horas dançantes, encontros em casas particulares, praças.
São cafés, cinemas, praças, clubes, bares, cabarés. Todos esses locais recheados de sociabilidade, frequentados pelos mais diversos extratos sociais. Eram trabalhadores, comerciantes, estrangeiros. Homens e mulheres que buscavam locais com a intenção de divertimento e aproveitamento de seus tempos livres na cidade.
Segundo categorização realizada pelo autor, o lazer teria, basicamente, três funções: descanso, divertimento e desenvolvimento. ... A função de divertimento compreende a recreação e o entretenimento, ou seja, a busca de atividades compensatórias e que provoquem prazer e satisfação.