Alguns insetos, como gafanhotos e cupins, passam por menos fases. A metamorfose também ocorre com os anfíbios. Um sapo, por exemplo, começa a vida como girino, de corpo oval e curto, com cauda e sem patas. Gradualmente, ele perde a cauda e desenvolve quatro patas, tornando-se um sapo adulto.
A metamorfose acontece em alguns animais e é um processo de transformação do seu corpo e do seu modo de vida. Os animais que sofrem metamorfose são moluscos, anfíbios, algumas espécies de peixes e insetos. As fêmeas dos animais que sofrem metamorfose põem seus ovos em lugares que julgam seguros.
A metamorfose dos insetos pode ser de dois tipos: completa ou incompleta. Na metamorfose completa, ocorrem mudanças claramente visíveis, uma vez que o estágio imaturo é completamente diferente do adulto. Já na metamorfose incompleta, as mudanças são graduais.
A vantagem evolutiva que a metamorfose confere aos animais que a sofrem relaciona-se à capacidade destes para viver, ao longo de várias fases, em distintos meios ecológicos, o que em princípio pode garantir à espécie maiores possibilidades de sobrevivência ante eventuais mudanças no ambiente ou no clima.
13 sinônimos de metamorfose para 1 sentido da palavra metamorfose: Transformação: 1 transformação, mudança, modificação, mutação, transfiguração, metamorfismo, transmutação, transmudação, alteração, conversão, alomorfia, muda, imutação.
Tem mais depois da publicidade ;) Desenvolvimento hemimetábolo: Os insetos hemimetábolos apresentam uma metamorfose gradual ou incompleta, ou seja, a forma adulta é atingida após mudanças sutis depois de mudas sucessivas. ... Nesse caso, fala-se que o inseto sofre uma metamorfose completa.
No desenvolvimento direto, um organismo nasce muito semelhante ao indivíduo adulto. O seu corpo não sofre modificações extremas, havendo, principalmente, o crescimento do organismo. Como exemplo de organismos com desenvolvimento direto, podemos citar as aves e os mamíferos.
Os insetos são organismos que possuem sexos separados, reproduzindo-se de forma sexuada com fecundação interna através de gametas.
UBERLÂNDIA) São características de insetos e aracnídeos, respectivamente: a) 2 quelíceras - 4 quelíceras; b) divisão do corpo em: cabeça, tórax e abdômen - divisão em: cefalotórax e abdômen; ... ( ) ao seu cefalotórax, que tem quatro pares de asas abdominais e garante o crescimento contínuo do corpo.
Durante esse desenvolvimento, observa-se uma mudança mais acentuada na aparência do organismo. Essas modificações são chamadas de metamorfose e são essenciais para o indivíduo tornar-se um adulto. A borboleta, por exemplo, é um organismo com desenvolvimento indireto.
tipo de desenvolvimento depende da especie e pode ser de forma direta quando nascem e as características fisiológicas e morfológicas são mantidas, ou de forma indireta, quando a especie necessita passar por uma seri de transformações que mudam sua estrutura.
Tipos de desenvolvimento
O desenvolvimento é indireto, dividido nas fases: ovo, lagarta, crisálida e adulta.
Branca: prosperidade e sorte. Marrom: Mudanças drásticas ou novidades e notícias boas. Azul: Alegria e amor. Amarela: Clareamento de ideias, novas perspectivas.