Resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores.
Inflexível; teso. 3. [Figurado] Rigoroso; severo; austero.
substantivo feminino Decomposição; separação ou aniquilamento da coesão, da integridade ou da composição de; ação de desfazer alguma coisa: desintegração da União Soviética. Física Nuclear. Ação de transformar o núcleo de um átomo em outro núcleo.
Gerar resíduos sólidos é o ato de descartar materiais após o uso. Quanto maior o consumo, maior a geração de resíduos. No entanto, precisamos de acesso à moradia, alimentos, remédio e vestimentas. A aquisição de alguns produtos é inevitável.
Resíduos líquidos são aqueles materiais não aproveitados que se encontram no estado líquido. Um dos principais tipos de resíduos líquidos é o proveniente da lixiviação dos materiais encontrados nos lixões e aterros sanitários, conhecido como chorume.
Resíduos gasosos são comuns na natureza - eles são fruto da eliminação de materiais e elementos químicos naturalmente por plantas, animais e toda e qualquer espécie de matéria sobre a terra. ... Uma vez emitido para a atmosfera é praticamente impossível tratar este tipo de resíduo.
O petróleo, proveniente dos tanques de armazenamento, é pré-aquecido e introduzido numa torre de destilação atmosférica. Os derivados deste fracionamento são, principalmente, gás, GLP, nafta, gasolina, querosene, e o óleo diesel, restando um resíduo denominado resíduo atmosférico (RAT).
Podemos, então, dizer que qualquer resíduo líquido que não possa ser tratado de forma que seja possível seu lançamento em corpos d'água ou no esgoto é considerado resíduo sólido. Ou seja, resíduos líquidos são um tipo de resíduos sólidos. Assim sendo, vamos aos efluentes líquidos.
Efluentes líquidos são compostos quase que em sua totalidade, cerca de 99%, por água, mas para serem lançados ou disposto devem passar pelo adequado tratamento para que assim os impactos sobre o meio ambiente sejam evitados ou minimizados.
O afluente é o rio que deságua em outro, isso quer dizer que um grande rio tem vários braços e esses braços são os afluentes, responsáveis pelo abastecimento de água da população. Já o efluente é todo o resíduo que compõe o esgoto industrial e doméstico.
Já o resíduo é aquilo que não serve para você, mas para outros pode se tornar matéria-prima de um novo produto ou processo. O rejeito é um tipo específico de resíduo, onde foram esgotados todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem.
O rejeito é um tipo específico de resíduo sólido. Os resíduos podem ser reutilizados e reciclados, porém, quando todas as possibilidades de reaproveitar o material forem esgotadas, o resíduo vira rejeito. Desta forma é destinado a aterros licenciados ambientalmente ou para incineração.
Já o rejeito é um tipo específico de resíduo sólido, onde todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem já foram esgotadas e não apresenta condições para reinserção na cadeia produtiva, seja por excesso de contaminação ou pela perda de suas características físico-química.
Os rejeitos são resíduos para os quais ainda não há tecnologia ou viabilidade econômica para o seu reaproveitamento ou reciclagem. Por exemplo, os resíduos de banheiro, como papel higiênico usado, absorventes femininos, camisinha e fraldas descartáveis. ... Muitas pessoas têm dúvidas quanto aos rejeitos.
Já o rejeito é um tipo específico de resíduo sólido, que não pode ser reutilizado, como fraldas descartáveis, papéis higiênicos, embalagens de papel A4 – para impressora -, de café, de bombons, de barrinhas de cereais e de picolé, além de cartelas de diversos medicamentos e carbono.
Resposta. Resposta: Os resíduos sólidos são todos os restos sólidos ou semi-sólidos das atividades humanas ou não-humanas, que embora possam não apresentar utilidade para a atividade fim de onde foram gerados, podem virar insumos para outras atividades. ...
A etimologia da palavra "orgânico" significa que procede de "organos", relacionada com a vida, em oposição ao inorgânico que teria o significado de tudo que carece de vida.
O que é considerado lixo orgânico? ... Portanto, entram nesse grupo resíduos de alimentos (como restos de carnes, frutas e vegetais). Entram, também, papéis que já foram utilizados (o papel higiênico, por exemplo), cascas de sementes e ovos, saquinhos de cafés e chás, etc.