Os festejos juninos no nordeste brasileiro são regados de danças típicas, como as quadrinhas, que reúnem centenas de pessoas em compassos sincronizados e muito divertidos. Os únicos estilos musicais que predominam durante as festas são o forró, o sertanejo universitário e o cabrueira.
Pai da noiva: (BATE PALMAS E DIZ) Vamo acabá logo cum essa baruiera e casá os dois! Padre: Vamo começá o casamento logo, qui eu tenho qui eu tô cum fome. Silêncio pessoar! Noiva: (PÕE AS MÃOS PARA O CÉU E AGRADECE) Até qui enfim vô disincaiá.
No Centro Oeste, por exemplo, as festas juninas adotam algumas misturas das tradições dos países da fronteira, especialmente o Paraguai. Além da quadrilha tradicional, dança-se o cururu, dança comum no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde violeiros se desafiam com rimas em uma roda dançante.
Sul. A região Sul também adapta a festa junina à sua própria cultura ao complementar os trajes com botas, bombachas, lenços e vestidos de prenda. A música e a dança ganham o ritmo do vanerão, estilo musical comum nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.