Resposta. Os países do Norte são caracterizados pelo elevado Produto Interno Bruto (PIB) e pelas condições históricas de poder e acúmulo de riquezas. ... Os países do sul apresentam as maiores taxas de pobreza, violência e problemas sociais do planeta.
A regionalização norte-sul foi elaborada para designar a atual conjuntura socioeconômica internacional, em substituição à antiga divisão do mundo em países de 1º, 2º e 3º mundo. ... Considerando que a maior parte dos países subdesenvolvidos se encontra no sul e os desenvolvidos, no norte, criou-se a divisão norte-sul.
A regionalização do mundo atual é caracterizada pelos países "ricos e pobres". Os países "ricos" são denominado de desenvolvidos, que são os países de potenciais mundias (Japão, EUA, China e entre outros), por conter uma grande economia e grandes centros de tecnologias, e entre outros fatores.
Pode-se observar estudar e regionalizar o mundo de diferentes maneiras. Se a intenção é estuda-lo do ponto de vista físico,é possível faze-lo partir das formas de relevo, dos tipos de solo e clima e da vegetação natural, além dacombinação desses elementos, que por sua vez, definem as paisagens naturais da Terra.
Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço territorial, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região diferencia-se das outras por apresentar particularidades próprias.
A Teoria da Regionalização Mundial tem por objetivo identificar grandes áreas do planeta com características próximas, no que diz respeito à população e a economia, ou ainda, semelhanças na Formação Sócio-Econômica-Espacial.