O objetivo principal da gestão pedagógica é promover uma melhoria constante na qualidade do ensino e da formação dos alunos da sua escola. ... Além disso, o investimento na formação continuada aumenta a motivação dos professores na sala de aula e a sua satisfação com o ambiente educacional da sua escola.
Ele deve administrar a documentação institucional, os materiais pedagógicos e a estrutura física, o que inclui a manutenção de equipamentos, a organização de objetos e espaços do patrimônio escolar. Além disso, é ele quem estabelece as regras e funções de cada funcionário dentro da instituição.
O gestor pedagógico é o mediador de todo o processo de implementação do projeto pedagógico na Instituição de Ensino, gerando reflexão em todos os segmentos abordados. Por este motivo, precisa administrar o ambiente de trabalho articulando, intervindo e mediando de forma a conduzir todos ao objetivo final.
A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.
A escola exerce um papel fundamental na Gestão Democrática no sentido de assegurar, a todos, igualdade de condições para a permanência e sucesso na escola, como previsto na Constituição de 1988 e na LDB (Lei n.º 9.
Por esse motivo, dentre os mecanismos que norteiam a construção da gestão democrática (autonomia de gestão financeira, PPP, conselhos de classe, eleição para diretores, grêmios estudantis, associação de pais e CME) escolhemos nos aprofundar nos Conselhos de Classe por considerarmos a participação dos professores, pais ...
A gestão democrática, contemplada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.
Segundo Libâneo (2004, p. 102) “a participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários no processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar”.