A verificação das pressões liquóricas é feita com manômetros aneróides (Claude) ou de coluna hidrostática (Straus) e são determinadas, habitualmente, em cm de H2O. A Tabela 2 relaciona as causas mais freqüentes de alterações na pressão liquórica.
A punção lombar é um procedimento que, geralmente, tem por objetivo a coleta de uma amostra do líquido cefalorraquidiano que banha o cérebro e a medula espinhal, através da inserção de uma agulha entre duas vértebras da região lombar até atingir o espaço subaracnoideo, que é um espaço entre camadas que revestem a ...
Coleta de líquido cefalorraquidiano/fluido cerebrospinal Este exame pode ser realizado em consultas de neurologia. Durante este procedimento, uma pequena amostra de líquido cefalorraquidiano (LCR) será coletada. Os testes irão medir os marcadores de distúrbios neurológicos na amostra.
O líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluído cérebro espinhal, é definido como um fluído corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnóideo no cérebro e medula espinhal (entre as meninges aracnóide e pia-máter).
O que é mielograma, para que serve e como é feito. O mielograma, também conhecido como punção aspirativa da medula óssea, é um exame que tem como objetivo verificar o funcionamento da medula óssea a partir da análise das células sanguíneas produzidas.
O mielograma e a biópsia de medula óssea são exames de grande importância para a avaliação da medula óssea. Eles são realizados para diagnosticar cânceres que atacam as células sanguíneas, como linfoma, mieloma e leucemia.
O mielograma é um dos exames para avaliação da medula óssea. Como a medula óssea está localizada anatomicamente no interior dos ossos, o mielograma é realizado através de uma punção óssea, seguida de aspiração, sendo realizada sob anestesia local (pode-se também usar sedação e/ou analgesia sistêmica).
1) A coleta direta da medula óssea é realizada com agulha especial e seringa na região da bacia . Retira-se uma quantidade de medula (tutano do osso) equivalente à uma bolsa de sangue. Para que o doador não sinta dor, é realizada anestesia e o procedimento dura em média 60 minutos.
O procedimento a ser realizado é denominado biópsia e aspiração da medula óssea. A aspiração da medula óssea consiste na inserção de uma agulha no osso da pelve para retirar uma pequena quantidade do líquido da medula óssea. Na biópsia, uma agulha maior é usada para remover uma pequena porção de osso e medula.