A homeopatia é uma terapia alternativa que atua com o objetivo de estimular o sistema imunológico e reequilibrar a energia vital dos pacientes. Criada por um médico alemão, ela pode melhorar não só a doença em si, mas também os aspectos físico, mental, emocional e espiritual.
Só o homeopata (médico, cirurgião-dentista, médico veterinário) conhece e pode prescrever o medicamento indicado para cada paciente, e somente o farmacêutico homeopata deverá dispensar e orientar sobre a correta utilização destes medicamentos.
Trata-se a doença e seus sintomas como foco. Na homeopatia, o médico homeopata vai buscar a raiz do problema, o que ocasionou aquele sintoma ou doença, e vai tratar essa fonte. Assim, a homeopatia vê o paciente e o trata como todo e não apenas em partes isoladas, buscando restabelecer o equilíbrio do corpo.
Enfim, para se tornar uma homeopata, é necessária a formação em Medicina. A remuneração, portanto, é a de um médico, que varia de acordo com o vínculo de trabalho e o número de clientes, caso a pessoa mantenha consultório particular.
A homeopatia pode e deve ser legalmente exercida em suas devidas áreas, como medicina, odontologia, veterinária, farmácia e homeopatia agronômica (que já inicia com pesquisas próprias). Mas o exercício ilegal da medicina homeopática é crime. Denuncie.