O ureter tem como função transportar a urina dos rins para a bexiga, por meio de movimentos peristálticos (ondas) da musculatura lisa. Os ureteres são dois tubos que ligam os rins à bexiga. Fazem parte do aparelho urinário, juntamente com os rins, a bexiga urinária e a uretra.
A borda medial do rim apresenta uma fissura vertical, o hilo, por onde passam o ureter, artérias e veias renais, vasos linfáticos e nervos formando em conjunto o Pedículo Renal. Os cálices renais maiores juntam-se formando a pelve renal que dá origem ao ureter.
Normalmente, os ureteres apresentam constrições relativas em três locais: (1) na junção dos ureteres e pelves renais – junção ureteropélvica; (2) onde os ureteres cruzam a margem da abertura superior da pelve e/ou cruzam com a artéria ilíaca externa, e (3) durante sua passagem através da parede da bexiga urinária.
Anatomia dos rins Estão localizados na região lombar, acima da cintura, um em cada lado da coluna vertebral. O rim direito normalmente é menor que o esquerdo e está em uma posição um pouco mais baixa. Possuem o formato de feijão, com uma borda convexa e uma borda côncava.
Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou em ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.