Como calcular queda de tenso de Cabo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Como todas as informações deste trecho são iguais ao trecho F1-1, a queda de tensão também será igual.
(esquema F+N) = 200.
(cabo de cobre) = 0,0178.
(comprimento do eletroduto R1-1) = 2,75 m.
(seção da fiação utilizada) = 1,5 mm²
(tensão de fase) = 220 V.
(corrente dos pontos existentes após o eletroduto) = 0,91 A.
27 de jul. de 2020
Quando calcular queda de tensão?
A queda de tensão elétrica é uma anomalia causada pelas distâncias percorridas pela corrente elétrica em um circuito, quanto maior for o comprimento do condutor maior será a queda de tensão, isso devido ao aumento de resistência elétrica devido a quantidade maior de material utilizado para fazer maiores condutores.
Como resolver a queda de tensão?
Ocorrendo uma queda de tensão excessiva em dado ponto da instalação, a correção normalmente se dá através do redimensionamento dos cabos, substituindo o lance de fiação problemático por cabos de maior bitola. É recomendável consultar um profissional habilitado na área para verificar a bitola ideal do novo cabo.
O que é potência dissipada no resistor?
A potência dissipada por um resistor é dada em função do valor da resistência do resistor R, da diferença de potencial U e da corrente elétrica i. Pela Lei de Ohm, temos que a diferença de potencial U é dada pelo produto da resistência R do resistor pela corrente elétrica i, então U = R * i.
Por que ocorre a queda de tensão nos condutores?
Isso ocorre devido ao consumo de energia e ao comprimento do condutor, ou seja, comprimento do circuito elétrico. Assim, quanto mais comprido é o circuito, maior a queda de tensão.