Esse instrumento permite avaliar qualitativamente o aumento ou a diminuição de temperatura, por meio do deslocamento de uma substância termométrica no interior do tubo capilar. Devido à pressão atmosférica que atua sobre a superfície da água, esta sobe pelo tubo formando uma coluna d'água.
O termômetro é o instrumento que mede e quantifica a temperatura enquanto que o termoscópio apenas avalia as variações das temperaturas.
O termoscópio serve apenas para comparar temperaturas e não para medi-las porque somente ele mostra pela dilatação de seu líquido, a variação de temperatura dos corpos. ... Consiste em um tubo de vidro com uma bolha no topo, na qual o nível de uma coluna de líquido sobe ou desce, dependendo das mudanças de temperatura.
Por volta de 1592, Galileu Galilei idealizou o termoscópio.
Galileu Galilei
Galeno, um cientista e médico grego, fez a primeira tentativa de medir a temperatura em 170 d.C. Ele documentou uma temperatura padrão “neutra” de partes iguais de água fervente e gelo. Ele acrescentou quatro graus de calor e quatro graus de frio em ambos os lados dessa temperatura neutra.
Teve origem a partir do modelo proposto pelo astrônomo sueco Anders Celsius (1701-1744). Esta escala é baseada nos pontos de fusão e de ebulição da água, em condição atmosférica padrão, aos quais são atribuídos os valores de 0 °C e 100 °C, respectivamente.
Trata-se de uma grandeza escalar que determina o grau de agitação das moléculas de um corpo, indicando se ele está quente ou frio. A Temperatura é uma grandeza física escalar que pode ser definida como a medida do grau de agitação das moléculas que compõem um corpo.
A medida de uma temperatura é feita por meio de escalas termométricas. ... A temperatura pode ser medida com maior precisão por meio do uso de escalas termométricas. As escalas termométricas mais conhecidas são a Escala Celsius, a Escala Fahrenheit e a Escala Kelvin (escala absoluta).
Termômetro mede a temperatura dos sistemas físicos. Seus tipos mais comuns baseiam-se na dilatação do mercúrio e usam as escalas termométricas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
O termômetro ou termómetro é um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura. É um instrumento composto por um elemento sensor que possua uma propriedade termométrica, isto é, uma propriedade que varia com a temperatura.
Calor é caracterizado pela transferência de energia térmica que flui de um corpo com MAIOR temperatura para um corpo de MENOR temperatura. ... Portanto, se um corpo está RECEBENDO CALOR sua temperatura vai aumentar e será diferente da sua temperatura inicial.
Resposta. Quando o corpo perde energia a temperatura dele diminui e ele se resfria. Quando o corpo recebe calor a temperatura aumenta e ele se aquece.
Porém, se a exposição prolongada ao calor em excesso persistir, é possível que o indivíduo desenvolva um aumento da irritabilidade, fraqueza, depressão, ansiedade e incapacidade para se concentrar. Nos casos mais graves podem ocorrer alterações físicas. Os principais sintomas no organismo são: Cãibras.
A exposição a períodos de calor intenso, durante vários dias consecutivos – ondas de calor – constitui uma agressão para o organismo, podendo conduzir à desidratação, ao agravamento de doenças crónicas, a um esgotamento ou a um golpe de calor, situação muito grave e que pode provocar danos irreversíveis na saúde, ou, ...
Se as pessoas estiverem com calor o tempo todo ou suando mais que o normal, isso pode ser um sinal de um problema subjacente. Certos medicamentos, alterações hormonais e algumas condições de saúde podem fazer com que um indivíduo sue mais ou se sinta mais quente do que o habitual.
As pessoas com transpiração excessiva (hiperidrose) transpiram profusamente, e algumas pessoas, quase constantemente. A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer.