O principio da adaptação é outro principio extremamente importante no treinamento desportivo. De acordo com Weineck (1991) a adaptação é a lei mais universal e importante da vida. Adaptações biológicas apresentam-se como mudanças funcionais e estruturais em quase todos os sistemas.
““Capacidade de adaptação” ou “adaptabilidade” é o nome que se dá à diferente assimilação dos estímulos, frente à mesma qualidade e quantidade de exercícios ou carga de treinamento. ... Para Tubino, este princípio do Treinamento Esportivo está intimamente ligado ao fenômeno do stress.
Explicação: O principio da sobrecarga e da adaptação está diretamente ligado à progressão de carga de treino na musculação e em qualquer outro esporte coletivo ou individual. Entender a relação de dose-resposta é fundamental para guiar a adequação de cargas do treinamento.
Este princípio aborda os diferentes tipos de sobrecarga, ou seja, quando este aumento se dá no volume ou na intensidade de treinamento físico. Menor quantidade (volume) - alta intensidade. ...
É o princípio que determina que cada atividade física tenha suas próprias características, suas possíveis adaptações de acordo com o objetivo e seus estímulos os quais o organismo é submetido, criando efeitos paralelos específicos.
Para Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984).
Para quais modalidades o treinamento desportivo é mais indicado? Não há um esporte em que o treinamento desportivo é mais indicado. ... Ademais, como cada atleta tem as suas características, o treinamento individualizado deve ser utilizado em qualquer esporte.
Os 6 Princípios do Treinamento Desportivo
Os princípios do treinamento são: Princípio da Individualidade Biológica, Princípio da Adaptação, Princípio da Sobrecarga, Princípio da Continuidade e Princípio da Interdependência Volume-Intensidade.
A força muscular se desenvolve mais facilmente quando se utilizam pesos maiores (que exijam uma tensão muscular máxima ou próxima à máxima) com poucas repetições, enquanto que a endurance muscular se desenvolve melhor com a utilização de pesos mais leves, com um grande número de repetições16,26, 173,175.
O desenvolvimento da força muscular se dá principalmente através do treinamento resistido. Ou seja, um tipo de treino no qual se vence uma resistência, podendo ser com movimentos dinâmicos ou em isometria.
As capacidades físicas são: Força: É a capacidade física que permite que um músculo, ou grupo de músculos, produza tensão e vença uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar.
Capacidades Fisicas
As capacidades físicas básicas nada mais são do que todo atributo físico treinável em um corpo humano. ... Um detalhe importante é que através das capacidades físicas, podemos executar as diversas ações motoras durante a nossa vida.
Agilidade: Pular barreiras. | Correr entre argolas. Resistência: Agachamento e salto. | Polichinelo.