A falácia é um tipo de argumento utilizado com a intenção de parecer correto, porém quem opta por esse recurso geralmente omite algumas informações por trás do discurso. Por definição, a falácia se refere a qualquer ideia equivocada ou falsa crença em algo.
Resposta. o silogismo e um raciocínio dedutivo estruturado formalmente a partir de duas proposições (premissas ) das quais se obtém por inferência uma terceira (conclusão ) EX: todos os homens são mortais ,os gregos são mortais , os gregos são homens .
O termo falácia deriva do verbo latino fallere, que significa enganar. Designa-se por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro. Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente incoerente, sem fundamento, inválido ou falho na tentativa de provar eficazmente o que alega.
Vejamos algumas das falácias mais utilizadas no cotidiano:
Como identificar uma falácia e se defender dela?
Falácias de ambiguidade ocorrem quando existe um duplo sentido em alguma palavra do argumento, seja nas premissas, seja na conclusão.
Argumentum ad misericordiam é uma falácia que ocorre quando se apela à piedade para que uma conclusão seja aceita. Ou seja, ocorre quando se apela à compaixão, à emoção, se procura despertar pena em quem procuramos convencer através de argumentos.
O sofisma é um tipo de falácia, um engano, um argumento inválido, uma ideia equivocada ou ainda, uma crença falsa. Nos estudos da lógica, a falácia é um erro de raciocínio ou argumentação, mas que parece estar correto. ... Vale lembrar que o silogismo é um tipo de raciocínio formado por duas premissas e uma conclusão.
A falácia da falsa causa ou da falsa causalidade é um tipo de falácia não formal e aparece em qualquer argumentação que estabeleça uma relação de causa e efeito entre dois elementos quando, na verdade, não existe esse tipo de relação entre elas.
Resposta. Resposta: Argumentum ad hominem (latim, argumento contra a pessoa) é uma falácia identificada quando alguém procura negar uma proposição com uma crítica ao seu autor e não ao seu conteúdo. A falácia ocorre porque conclui sobre o valor da proposição sem examinar seu conteúdo.
Uma prática muito comum em discussões (especialmente aquelas que despertam grandes paixões) é a de fugir do assunto em questão e atacar a pessoa que está falando. Essa é a chamada falácia ad hominem (do latim, “contra a pessoa”).