Primeiros passos na criação de ovinos
Estrutura para a criação de carneiros É preciso ter uma área para que os animais circulem de, no mínimo, 40 metros quadrados, podendo ter cobertura em apenas uma parte para que os animais se abriguem da chuva.
Para identificar um ovino selecionado SO, o criador deve verificar as tatuagens localizadas na orelha esquerda, que consiste na letra “S” dentro de um círculo pontilhado e, na virilha direita, a logomarca da Arco. O que é um ovino RD?
Proteger as ovelhas do sol, chuva e vento é essencial para que elas se mantenham saudáveis. Se não for possível disponibilizar um celeiro, um abrigo com três lados cumpre bem a função. A vantagem do celeiro é a possibilidade de separar os animais doentes ou prenhas do restante do rebanho.
Você poderá dar o banho no carneiro sem problemas, mas evite jogar água no ouvido do animal, pois pode ocasionar em problemas.
Os filhotes de ovinos necessitam de cuidados especiais, por isso, desde o primeiro momento é preciso de preocupar com a qualidade do aleitamento natural. As ovelhas mamães precisam ser bem alimentadas através da oferta de um bom pasto, além da suplementação com ração, aveia, alfafa e silagem.
O cordeiro deve ser alimentado com uma mamadeira de 240 ml com bico de borracha.
cordeiros
Uma alternativa é dar ao cordeiro, quatro vezes ao dia e com o uso de mamadeira, 250 mililitros de leite de vaca cru ou pasteurizado. Outra recomendação é misturar o leite de vaca com gema de ovo de galinha. ... A ovelha e o cordeiro podem ser colocados em local fechado para forçar o cordeiro a mamar.
Se não for possível introduzir este cordeiro a uma nova família deve-se proceder a alimentação artificial através de mamadeira com leite de ovelha livre de doenças. Se não estiver disponível leite de ovelha pode-se fornecido leite de vaca acrescido de óleo de soja (01 colher sopa/500 ml de leite).
Sendo assim, nesta idade o cordeiro já deve ser capaz de consumir quantidades adequadas de alimento sólido. O desmame tradicional, que é praticado nos sistemas mais extensivos, ocorre por volta de 100 dias de idade. Enquanto que o desmame precoce ocorre entre 45 e 60 dias.
Cio da ovelha De 30 a 35 dias,mas depende o estado corporal de cada animal..
A determinação da idade dos caprinos e ovinos por meio da avaliação da dentição é um processo relativamente simples. Para isso, primeiro é necessário conter adequadamente o animal, levantar o lábio superior e abaixar o inferir, expondo os dentes incisivos, conforme a Figura 3.
35 dias
Os métodos naturais de produção de ovinos apresentam uma única parição durante o ano com as ovelhas parindo na primavera com um intervalo entre partos de 12 meses. Se as ovelhas não forem fecundadas e permanecerem no rebanho, o intervalo entre partos passará para 24 meses.
Para determinar a idade aproximada dos bovinos é utilizada a avaliação visual da dentição. Estes animais possuem na região da mandíbula 8 dentes incisivos (2 pinças, 2 primeiros médios, 2 segundos médios e 2 cantos ou extremos), não existem caninos nem incisivos superiores.
Os ovinos adultos possuem 32 dentes, E são distribuídos assim: ¤ 8 são incisivos inferiores; ¤ 6 pré molares superiores e inferiores; ¤ 6 molares superiores e inferiores; Anatomia dental dos ovinos Os ovinos filhotes não possuem 32 dentes, eles possuem 20 dentes, 8 incisivos inferiores e 12 molares.
outra forma possível de sincronização é a utilização de hormônios. Na prática, o que precisa ser feito é o seguinte: separar as fêmeas do contato com machos (não podem ver, ouvir nem sentir o cheiro deles), por um período de 60 dias (existem trabalhos que demonstram que menos tempo também tem seu efeito).
Em geral, nas cabras e ovelhas ocorre entre 6 a 11 meses de idade. Logo após a puberdade ou mesmo antes de detectar o primeiro estro clínico, é comum ocorrer o “cio silencioso” que é quando a fêmea ovula, mas não apresenta comportamento de estro.
21 dias
De forma geral, a indução do estro pode ser obtida pelo do uso de fotoperíodo artificial (Cordeiro, 1992), efeito do macho (Carnevali et al., 1997), uso de melatonina (Deveson et al., 1992) ou, ainda, por uma combinação de hormônios (Fonseca, 2002).
A indução de estro é conceitualmente definida quando o estro ocorre em condições em que normalmente não seria possível (Estação de Anestro Estacional). O uso de um programa de luz e administração exógena de melatonina são capazes de induzir o estro, mas não de forma sincronizada.
Características do ciclo estral O ciclo estral canino consiste em sucessivas fases recorrentes, que variam de quatro a cinco, dependendo dos autores (proestro, estro, metaestro/diestro e anestro).
Há grande influência na qualidade da sua descendência (enquanto a cabra produz um ou dois descendentes ao ano, o bode cobre 35 fêmeas, podendo ser o pai de até 70 crias).
Recomenda-se vermifugar as cabras duas a três semanas antes da estação de monta, um mês antes e dez a quinze dias após a parição. ... Porque as cabras lactantes pro- movem maior disseminação de ovos de helmintos nas pastagens, ocasio- nando contaminação dos animais jo- vens.
Caso a cabra esteja prenha, o ânus se afastará da região da cauda, e a vulva ficará mais comprida, parecendo uma lágrima. Procure o veterinário, ou peça que ele venha até seu rebanho. O veterinário pode fazer um exame de sangue para verificar a gravidez da cabra.
150 dias
Geralmente, o animal começa a dar sinais de que vai parir cerca de 8 dias antes. Quanto mais próximo da data, mais acentuados esses sinais ficam. Observa-se que a cabra começa a buscar locais mais tranquilos, amenos e isolados, sem muita perturbação e que permita um parto confortável.
A placenta é expulsa logo depois de nascido o último cabrito. O criador deve estar preparado para prestar toda a assistência necessária, inclusive chamando um médico veterinário, mas não deve intervir e nem mesmo mexer nos cabritinhos pois, em alguns casos, a cabra pode injeitá-los.