Leia a Seguir
Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas do Windows e selecione Gerenciador de Tarefas. No Windows 10, clique em Memória para verificar o uso corrente da memória RAM.
Acesse a guia "memory" para verificar as informações da sua memória RAM, como tipo e freqüência. Essas informações são úteis para você comprar a memória RAM certa para seu computador ou notebook. Na imagem abaixo, você pode ver que meu notebook tem duas memórias DDR3 de 665.
Basta acessar a aba “Desempenho” e navegar pelos itens no menu lateral esquerdo. O Windows atualiza os gráficos e detalhes constantemente, sendo possível averiguar o total de processos, os threads, a velocidade de operação da CPU e muito mais.
Android: como descobrir a quantidade de memória RAM do celular
Sempre que você for escolher um aparelho, leve em consideração que o sistema operacional deverá ''comer'' de 1 a 1,5 GB da RAM. Assim, nos dias atuais, procure escolher dispositivos com ao menos 4 GB de memória RAM. Isso ainda é suficiente para rodar aplicativos e jogos sem problemas.
Clique na aba Performance, no topo da janela do Gerenciador de Tarefas. Clique na aba Memória, no canto esquerdo da janela. Um gráfico aparecerá na tela, exibindo o uso de memória no sistema.
Além de apps desnecessários, é importante desativar aplicativos que podem estar consumindo espaço na memória RAM em segundo plano. É comum que alguns apps continuem a funcionar mesmo que não estejam na tela, por isso, fique atento a isso e sempre desative aqueles que não estiver mesmo usando.
Para descobrir para onde foi aquele espaço todo do seu celular novinho, você deve abrir as Configurações do seu aparelho. Em seguida, vá em Armazenamento. Ali você vai ver quanto espaço é tomado por aplicativos, fotos, músicas e outros arquivos.
→ As Melhores Smartphones Android A diminuição do espaço na memória do celular tende a diminuir por diversos motivos, entre eles estão os aplicativos inúteis, ou restos de aplicativos já desinstalados, o excesso de fotos e vídeos e armazenamento em cache (temporário) de aplicativos como WhatsApp e Spotify.
Remova arquivos e pastas de apps já desinstalados Nem sempre é possível se livrar de todos os arquivos de um aplicativo ao desinstalá-lo do sistema operacional. Vários programas deixam rastros que ocupam armazenamento. ... Marque o campo "Lixo residual", que indicará o espaço que os arquivos inúteis gastam no seu telefone.
7 maneiras para conseguir mais espaço de armazenamento em seu Android
Para descobrir o que não deixa você baixar mais aplicativos ou tirar mais fotos, basta ir em Configurações > Armazenamento. Nessa opção, o celular irá listar tudo o que ocupa a memória interna do sistema, incluindo apps, imagens, vídeos, áudio, outros (pastas e arquivos) e dados em cache.
Você também pode acessar arquivos de um celular com a tela quebrada com um software de recuperação de dados no computador (Windows ou macOS). São basicamente os mesmos programas para recuperar fotos apagadas no Android. Instale um deles no computador e conecte o seu celular por USB como uma unidade de disco.
No mesmo aparelho, para limpar todos os caches de aplicativos de uma só vez, basta selecionar Armazenamento e USB dentro das configurações. Depois, escolha a memória interna e clique em dados em cache. Outras opções de limpeza estão disponíveis para os demais aparelhos Android.
Passo 1: abra o app da Play Store em seu celular e clique no ícone de “Três linhas” no canto superior esquerdo. Passo 2: com o menu lateral aberto, clique em “Meus apps e jogos”. Passo 3: em seguida, clique em “Instalados” no canto superior para visualizar todos os apps que estão disponíveis no seu celular.