Para fazer uma análise de mercado é preciso tomar o todo, dividindo-o em partes menores até chegar a uma descrição bem sucinta e clara de cada uma. Podendo, assim, ter uma ideia fiel do todo. Um dos conceitos mais plurais e amplos que existe hoje é o mercado.
É claro que a experiência é importante, mas é necessário perceber que, muitas vezes, é impossível saber tudo o que ocorre. Por isso, essas empresas embasam suas decisões em dados desatualizados. Com a análise constante de mercado você tem uma visão realista e toma decisões menos arriscadas.
1. Quem constitui o mercado? Pessoas, empresas ou governos podem constituir um mercado. É o que se denominam mercados B2C, B2B ou B2G; dado o seu produto, quem é o mercado-alvo, que é aquele para o qual você irá dirigir seus esforços de venda e comunicação.
OS 6 ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DE UM ESTUDO DE MERCADO
Parte importante do estudo de mercado é avaliar seus concorrentes. Afinal você precisa apresentar algo melhor ou diferente daquilo que já está sendo feito se quiser de destacar no seu nicho de mercado. Em primeiro lugar você precisa saber que poucos nichos possuem baixa concorrência. E que isso é bom!
Veja, a seguir, um passo a passo para te ajudar a elaborar um estudo de mercado de forma simples e eficiente:
Faça uma pesquisa de mercado eficiente em 8 passos