Dor e salivação Dor, agitação, muita salivação (conhecida popularmente como “excesso de baba”) — tudo acompanhado de muito choro —, aparecem entre um a dois meses do primeiro dentinho rasgar a gengiva. Para amenizar a dor e a agitação, dê mordedores que massageiam a coçam a gengiva.
A lesão por cárie, quando profunda, causa dor e a chamada sensibilidade dentária, em especial na mastigação e na ingestão de alimentos. Em casos extremos, ao atingir o nervo do dente, a lesão por cárie provoca uma dor intensa e ininterrupta.
Normalmente a partir de 3 dias a melhora é significativa. Alguns casos podem demorar mais ou menos tempo. Normalmente no terceiro dia de uso do antibiótico, tendo sido feito um adequado primeiro atendimento pelo profissional.
As bactérias de uma cárie não tratada podem entrar em contato com o sangue e causar infecção em órgãos como coração, pulmão e cérebro. Má higienização bucal pode causar problemas graves no coração, pulmão e até no cérebro.
O dente aberto fica mais fragilizado, podendo sofrer fraturas que podem levar à perda deste dente, e também é uma porta para entrada para bactérias, que penetram no conduto radicular, chegando a estrutura óssea de suporte deste dente.
Deixar o dente aberto apenas piora o quadro infeccioso. Vc deve ligar para o C.D. que está te tratando e relatar o ocorrido. Ele vai avaliar se a abertura que fez no dente está obliterada e desta forma a secreção está buscando uma outra saída.