Como fazer um mapa conceitual criativo e eficiente?
Criar um mapa
Melhores Ferramentas de Mapa Mental em 2021
Conheça os benefícios dos mapas mentais
Além de atuar no raciocínio, o mapa mental também ajuda no processo de memorização em longo prazo. Isso acontece a partir do momento da estruturação do mapa, elementos como cores, desenhos, símbolos e informações segmentadas, fazem com que o cérebro raciocine e grave os dados com mais facilidade.
Um mapa mental é uma ferramenta de gestão de informações. Mapas Mentais são utilizados para otimizar a memorização a partir da representação visual de conceitos e ideias de forma simplificada, organizando as informações e, assim, contribuindo para o aprendizado.
Os Mapas Mentais, ou “Mapa da Mente” é uma ferramenta visual, estruturada para a organização, memorização ou análise de uma determinada tarefa. Essa metodologia pode ser aplicada para ajudar pessoas em seus processos de aprendizagem, seja para fins de estudo, trabalho ou até mesmo na concepção de novas ideias.
São representações livres de pensamentos e observações que se dividem a partir de um conceito central. O objetivo é facilitar a compreensão e solução de problemas, melhorando a memorização e aumentando o aprendizado. O mapa mental pode ser simples ou elaborado, desenhado à mão ou no computador.
Um mapa mental deve ser claro, objetivo e, por isso mesmo, deve se guiar por alguns parâmetros de organização, como os elencados abaixo:
Facilita o aprendizado de conteúdos difíceis O mapa mental ajuda os estudantes na compreensão de conteúdos mais densos e complexos, devido à possibilidade da criação e conexão de tópicos sobre temas específicos.
Resposta. Resposta: Você esqueceu de incluir os itens do mapa mental mas posso te ajudar; O entendimento sobre o senso de comunidade se dá através da noção de pertencimento a algum grupo, seja em sua região, como no espaço latino americano, apresentado acima, ou até na divisão social desses grupos.
Evite colocar frases longas nos mapas mentais, pois o objetivo das palavras-chaves e imagens-chaves são ativar nossa memória e não passar informação completa; 4º Cores: Para uma melhor facilidade de compreensão utilize cores nos mapas mentais, isso permitirá que nosso cérebro tenha mais atenção ao mapa mental.
Utilize o índice do livro como uma base para a estrutura de seu mapa mental, mas não fique preso nele, deixe seu pensamento fluir. Outra dica, é de você criar o mapa mental enquanto faz a leitura ativa! Não deixe para depois. Lembre-se, a sua anotação é o mapa mental, por isso, deve ser feito no momento em que lê.