Quando Javé Deus deu aos israelitas os Dez Mandamentos, no Monte bíblico Sinai, eles foram ordenados a lembrar do shabbãth, sábado, para o santificar, nele não trabalhando, pessoal, ou familiar ou socialmente.
O mandamento foi pura e simplesmente: “honra a teu pai e tua mãe”. Honrar é muito mais do que obedecer. É apoiar, não criticar e nutrir um profundo respeito por aqueles a quem Deus conferiu a autoridade sagrada de pai e mãe.
Como devemos honrar nossos pais:
verbo transitivo direto Prestar honra e respeito a: honrar os sábios. Expressar glória e louvor; venerar, reverenciar: honrar pai e mãe.
Colossenses 3:20-21. “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo”. Aqui vemos que os filhos têm obrigações com os pais.
E Sara disse: "Deus me fez rir, e todos os que souberem vão rir-se de mim". ... Mas Deus lhe disse: "Não te aflijas a propósito do menino e da escrava. Atende a tudo o que Sara te pedir, pois é por Isaac que uma descendência levará seu nome. Mas também do filho da escrava farei uma nação, por ser descendência tua".
Igreja evangélica obrigada a realizar casamento de noiva grávida será indenizada.
O artigo 1520 do Código Civil brasileiro tipifica os casos excepcionais em que é permitido o casamento antes dos 16 anos no país. Um dos casos é a gravidez: por mais absurdo que pareça, a lei permite o casamento de meninas menores de 16 anos caso estas estejam grávidas e tenham a autorização dos pais.