Para ajudar, segue um resumo de algumas boas práticas na hora de descrever um problema.
Como delimitar o problema de pesquisa?
Defina a “Questão de Pesquisa” Elabore uma lista com perguntas relacionadas ao tema do seu TCC. Considere todas as coisas que estão ligadas ao assunto e que realmente despertam a sua curiosidade. É com base nessa relação que você vai encontrar o problema chave do seu trabalho (ou problemas).
Não basta incluir uma pergunta solta no trabalho de conclusão de curso, pois você também precisa contextualizar essa problematização. Para isso, estabeleça uma delimitação para sua pesquisa em termos de área do conhecimento, tempo e espaço e explique a relevância ou o que o motivou a pesquisar sobre aquele problema.
Eis os cinco passos básicos para a formulação de um problema de pesquisa:
A problemática é a colocação de todos os problemas envolvidos como o objeto de estudo no TCC. A questão problema forma-se do problema. Observação: Na problemática pode ter problemas diferentes relacionados ao tema, na questão problema você levantará uma pergunta que só será possível resolver através de pesquisa.
A problemática de pesquisa define, em síntese, o objeto de pesquisa do projeto. Qual o objeto de estudo; o que se quer saber dele; de onde surgiram estas questões; qual a relevância delas para entender o objeto? São questões que devem ser respondidas na problematização da pesquisa.