11 dicas para não errar na escolha da cor do rejunte
A saída mais óbvia para entender como trocar a cor do rejunte rápido e fácil, é pintá-lo. Sim, é possível você tingir o rejunte antigo com uma nova cor que fique mais do seu agrado ou que combine com mais com o ambiente. Entretanto, é preciso tomar cuidado para escolher o material correto para o trabalho.
Se for um visual uniforme, com as juntas praticamente invisíveis, o ideal é escolher um rejunte com a cor o mais próximo possível da cor do piso. No entanto, se a intenção for destacar as peças, opte por um rejunte escuro, que contraste com a cor do piso.
Em linhas gerais o ideal é que o rejunte seja da cor o mais próxima possível a cor do piso. Como o piso de madeira é, na maioria das vezes, puxado para o marrom, o ideal é que o rejunte seja marrom. A tonalidade do marrom (claro ou escuro) deverá neste caso ser a mais próxima possível a da cor do piso.
Pressione o rejunte para dentro das juntas, preenchendo-as completamente. Espere, no mínimo, 15 minutos e, no máximo, 40 minutos, antes de iniciar o acabamento. Dentro desse prazo, passe levemente sobre as juntas ainda úmidas uma esponja macia e umedecida com água limpa.
Passo a passo
3- Aplique o produto sobre as juntas de assentamento entre as peças, comprimindo a bisnaga e deslizando suavemente o bico aplicador sobre o rejuntamento. 4- O excesso sobre as peças deve ser removido repassando o bico aplicador sem comprimir o frasco.
O método mais simples e econômico é cobrir a cerâmica com pintura. Nesse caso, é possível aplicar somente a pintura, deixando aparente o relevo formado pelo rejunte, ou então aplicar primeiro uma fina camada de massa corrida e depois a tinta, para que os rejuntes sumam completamente.
05 TÉCNICAS CRIATIVAS PARA COBRIR AZULEJOS ANTIGOS
O ideal seria colocar uma tinta de azulejo, depois passar uma massa acrílica, deixando a parede lisa, lixar e só depois aplicar a pintura”, orienta Freneda. Maycon Altera explica que os anos 80 foram o auge dos azulejos com pinturas coloridas em banheiros e cozinhas.
Essa é uma opção rápida para renovar imóveis antigos com revestimentos manchados ou sem graça. O primeiro passo a se fazer é limpar a superfície, retirando a sujeira, gordura e outros resíduos. Para fazer essa limpeza,recomenda-se usar água, sabão neutro e algum desengordurante. Depois é só secar bem os azulejos.
Uma das formas mais fáceis de fazer isso é pintando os azulejos. Tinta époxi à base de água ou solvente pode ser aplicada diretamente no revestimento antigo. Cada galão custa aproximadamente R$ 150,00, mas a tinta rende bastante e compensa quando comparada a um kit de azulejos nobres.
Massa acrílica. Outra opção, se você realmente quiser se desfazer dos azulejos mas sem ter que retirá-los, é aplicar massa acrílica para cobri-los. São aplicadas várias camadas do produto e depois ele é nivelado. O resultado é uma parede lisa e pronta para ser pintada.