No ciclo evolutivo do S. mansoni, existem as seguintes formas evolutivas: verme adulto (macho e fêmea), ovo, miracídio, esporocistos, cercaria e esquistossômulo. Tem a forma oval, não é operculado, com um espinho lateral que o caracteriza facilmente.
A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria.
Ciclo de vida direto ou monoxeno: parasitos que utilizam apenas um hospedeiro. ... Ciclo de vida indireto ou heteroxeno: parasitos que necessitam de um ou mais hospedeiros intermediários.
Parasito monoxênico: é o que possui apenas o hospedeiro definitivo. Ex.: Enterobius vermiularis, A. lumbricoides. Parasito monogenético: é o que não apresenta alternância de gerações, isto é, possui um só tipo de reprodução - sexuada.
Portanto, pelas raízes acima destacadas, o modo exato escrito e falado deve ser parasito. O termo parasita pode e deve ser empregado sim como tempo do verbo parasitar, mas não na qualidade de substantivo.
Significado de Parasita adjetivo, substantivo masculino O mesmo e mais comum que parasito. Etimologia (origem da palavra parasita). Do grego parásitos. substantivo feminino [Botânica] Nome comum de plantas e flores orquidáceas, embora não sejam elas parasitos.
Etimologicamente, parasito vem do grego παράσιτος, parásîtos (de pará, ao lado, junto de + sîtos, alimento), podendo significar “aquele que come ao lado de outro”.