ENEM - Apresentação Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.
Fernando Henrique Cardoso
Em 1998, quando o Enem foi criado para avaliar o domínio de competências pelos estudantes concluintes do ensino médio, a participação era voluntária. O exame recebeu então cerca de 157 mil inscrições.
A prova feita por ela em 1998 foi muito diferente da resolvida por alunos de ensino médio no Enem de 2015, a última edição do exame. Até antes 2009, o estudante tinha que responder 63 questões de múltipla escolha e fazer uma redação dissertativa. Além disso, a prova era realizada apenas no domingo.
2010
Foi criado em 1975 o Programa de Crédito Educativo (CREDUC) pelo Governo Ernesto Geisel. Em 1999, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso, foi amplamente reformulado e passou a se chamar FIES. Ampliado posteriormente no Governo Lula em 2010, teve sua taxa de juros ajustada de 6,5% para 3,4% a.a. (abaixo da SELIC).
governo Lula
Quem criou o ProUni e como funciona o exame O ProUni é uma iniciativa criada pelo Ministério da Educação em 2004, no mandato do ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva. Seu objetivo é ofertar vagas em instituições particulares de Ensino Superior com bolsas de estudo de 50 e 100%.
O Sisu é um sistema informatizado que seleciona candidatos para vagas em instituições públicas. O ProUni é um programa que oferece bolsa de estudos em universidades particulares para alunos com baixa renda. ... Por isso, é preciso ter feito o Exame para participar do Sisu ou do ProUni.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004, pela Lei nº e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.
Com o objetivo de aumentar o número de pessoas que têm acesso ao ensino superior, foi criado o ProUni, um programa que visa, basicamente, oferecer bolsas que possibilitem o acesso de quem não teria como arcar com tais estudos.
O PROUNI –Programa Universidade Para Todos e o FIES– Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior, são dois programas do Ministério da Educação que ampliam as oportunidades de acesso ao ensino superior em nosso país.
O FIES usa critérios de renda familiar para conceder o financiamento? Sim, o FIES tem requisitos de renda familiar. Vale lembrar que, para conseguir a bolsa de 50% do ProUni, o candidato já deve ter comprovado uma renda bruta familiar mensal máxima de até três salários mínimos por pessoa.
4. Quem recebe bolsa integral pelo Prouni. Se o estudante já recebe uma bolsa integral pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) não tem direito a solicitar o Fies para fazer outro curso. No entanto, aqueles que recebem bolsa parcial pelo Prouni, podem pedir o benefício para financiar o restante das parcelas.
A renegociação do Fies é uma forma de reduzir o número de inadimplentes e facilitar o pagamento da dívida para os recém-formados....O que é a renegociação do FIES?
Como solicitar a mudança de curso?