Estudos ao longo dos últimos 80 anos confirmaram que a patologia da infecção chagásica crônica é principalmente caracterizada pela forma cardíaca, com cardiomiopatia dilatada associada à miocardite, fibrose e disfunção cardíaca.
O diagnóstico da doença de Chagas se dá em sua grande maioria por exames de sangue, sendo que o diagnóstico do agente causador poderá ser identificado por meio de métodos laboratoriais de visualização do parasito direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro.
O principal objetivo do tratamento da Doença de Chagas é matar o parasita causador, reduzir e aliviar os sintomas. Se aparecerem os sintomas característicos da doença, tanto a fase aguda quanto a crônica necessitarão de tratamento. Para a fase aguda, alguns medicamentos devidamente prescritos pelo médico podem ajudar.
Entre os principais sintomas de megacólon, é possível destacar: prisão de ventre severa, onde o paciente não consegue mais eliminar fezes por conta do tamanho do cólon, dificuldade de eliminar até mesmo gases, fortes dores de barriga, inchaço abdominal, desconforto constante, náuseas e vômitos.
Gostaria de saber o que é Megacolon e se é grave. Megacolon é uma aumento no tamanho do intestino grosso, associado com a perda de função progressiva dele, fazendo com que o paciente demore cada vez mais tempo entre uma evacuação e outra. Alguns pacientes chegam a demorar 3 ou 4 semanas para evacuar as fezes.