Ele ficava nas praças publicas ensinando suas ideologias para os jovens, Sócrates incitava seus ouvintes a procurarem a verdade e a sabedoria, porque somente a verdade e a sabedoria tornam o homem livre e virtuoso.
O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento). Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.
Resposta. 1 - Sócrates é considerado o patrono da filosofia por conta de sua grande dedicação ao pensamento do filósofo sem nenhum outro interesse. 2 - Sócrates concluiu que era o mais sábio de Atenas pois os seus interlocutores nunca conseguiram responder adequadamente aos seus questionário.
No método socrático, a ironia é responsável pela tomada de consciência da própria ignorância e a maiêutica (parto da ideia) é a busca pelo conceito, ou pela verdade. Assim, a frase "só sei que nada sei" representa uma sabedoria semelhante à alcançada após o primeiro movimento do método socrático (a ironia).
Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor. "Conhece-te a ti mesmo" é um aforismo grego que revela a importância do autoconhecimento, sendo uma frase bastante conhecida no ramo Filosofia.
A máxima socrática "só sei que de nada sei" se refere ao modelo crítico, típico de Sócrates, do conhecimento filosófico, por meio do qual não se deve aceitar como verdadeiro nada que não tenha sido submetido aos critérios da razão.
Sócrates ao falar essa frase, quis dizer quer por mais que ele já tivesse estudado muito, ele ainda tinha muito mais a aprender, que conhecimento nunca é de mais. Ela está ligada a filosofia por isso, porque quanto mais estudamos, mais sabemos mas nunca sabemos tudo, sempre temos mais a aprender.
Sócrates dava ênfase a à ideia de que a felicidade só podia ser conquistada por meio da virtude. Uma pessoa que tem virtudes acesas na personalidade personalidade virtuosa seguiria o exemplo do filósofo por ter consciência de que a verdade sempre prevalece. ...
Sócrates dialogava de maneira direta e reflexiva por meio da maiêutica, onde ele fazia que as pessoas chegassem a verdade por meio de conceitos que elas já sabiam. Sócrates se fosse vivo, seria tratado hoje como se fosse um professor, devido a sua postura de sempre abordar pessoas a fim de construir conhecimento.