Bom, o osteófito é caracterizada pelo crescimento anormal de tecido ósseo em torno de uma articulação das vértebras, cujo o disco intervertebral, que deveria funcionar como amortecedor entre os ossos, está comprometida.
Quando há um desgaste das vértebras e dos discos intervertebrais, pode haver proliferação óssea nas extremidades das vértebras de maneira anormal ao redor dos discos, como forma de proteger essas estruturas do processo de desgaste e estabilizar a coluna vertebral. Estas formações ósseas são chamadas de osteófitos.
Os osteófitos são formações ósseas anormais em forma de gancho, que se desenvolvem em QUALQUER articulação doente. Eles são comuns na evolução da artrose, uma doença caracterizada por uma degeneração da cartilagem articular.
Os bicos-de-papagaio, ou osteófitos, são pequenas expansões ósseas que surgem nas bordas das vértebras, geralmente na altura dos discos intervertebrais da coluna, e surgem em conseqüência de um processo de artrose.
Sinais e sintomas de bicos de papagaio
Principais sintomas
O osteófito, nome oficial do bico de papagaio, é causado pela artrose, ou seja, o desgaste dos tecidos de proteção entre as vértebras. Com essa deterioração, as extremidades dos ossos acabam se expandindo para tentar absorver melhor os impactos, o que cria as bordas salientes que geraram o nome popular do problema.
Sim. Quem possui bico de papagaio (osteófitos) pode caminhar e trotar. Quando a pessoa estiver em processo inflamatório é aconselhável a interrupção do exercício, mas quando não tiver dor e em tratamento acompanhado de um médico não há problema algum.
De acordo com o estudo, em pacientes com dor lombar crônica, fazer caminhadas foi efetivo no controle da dor e na redução da limitação física.
Bicicleta horizontal. O uso da bicicleta horizontal com encosto vertical não é recomendável para dores na coluna. A flexão do quadril é mais intensa, não preserva a curvatura lombar, eleva a pressão intervertebral e suscita desconforto.
Deve-se ter atenção especial e evitar atividades com muita carga axial na coluna e impacto. Exercícios de agachamento com pesos e flexão/torção forçada do tronco também pode ser prejudiciais. O ideal é realizar exercícios direcionados para fortalecimento da musculatura CORE, paravertebral e estabilização postural.
Vimos que quem tem dor na coluna pode fazer atividade física, pois as modalidades ajudam a estabilizar o tronco, aliviar as dores e prevenir as lesões.
Indivíduo (ativo ou não) que deseja INICIAR o crossfit e sabe que tem condropatia patelar. É normal algumas pessoas não apreciarem a “arte de puxar ferro” numa academia, e por conseguinte, se sentem inclinadas a se aventurar por outras modalidades esportivas ou de treino. Ok, não há nada de errado nisso.
Como evitar lesão no joelho?
Para que servem?
Geralmente usadas quando já existe uma lesão instalada. Serviriam para realizar compressão, mantando a patela em seu lugar, ou limitando o movimento do joelho pós lesão ou cirurgia. Também auxiliariam na proteção de ligamentos rompidos como os colaterais apos um entorse, evitando o agravo da lesão.
O uso de joelheira (que não tenha furo na região anterior) é um importante coadjuvante nessa fase. Ela auxilia no encaixe da rótula sobre o fêmur, promovendo melhor distribuição de cargas sobre a região e, consequentemente, reduzindo a dor.
Evite o uso contínuo e permanente para que não haja nenhuma adaptação neuromuscular. Outro cuidado importante é evitar a compressão demasiada na articulação para não prejudicar a circulação sanguínea ou causar lesões na pele, e, também, não usar a joelheira em cima de feridas abertas.
A recomendação é do fisioterapeuta Regis Severo, que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur. Segundo ele, o uso de tornozeleiras e joelheiras é recomendado em situações em que seja percebida a instabilidade articular, que pode ser fator de risco para lesões como entorse, por exemplo.
Joelheira com Compressão Acolchoada Desenvolvida para garantir estabilidade e segurança no joelho, a joelheira patelar da Knee Suport é a melhor opção para esportistas. Tem uma alta elasticidade que proporciona a compressão ideal e aquecimento para o tratamento de lesões musculares nas articulações.
A joelheira mais comum disponível no mercado são as elásticas, em sua maioria fabricadas com um material de Neoprene. Elas podem ter ou não um orifício e reforço na região da patela. Seu uso é sugerido no suporte para prática de esportes, que passam uma sensação de segurança ao praticante.