Pisar em poças d'água ou tentar transpô-las com pulos é unanimidade entre crianças de várias faixas etárias, assim como as guerras de água, ou ainda as bolhas de sabão. As brincadeiras com o ar colocam o corpo da criança em movimento, estimulando o correr, pular, voar, soprar, etc.
A natureza está cheia de sons, cores, texturas, gostos e cheiros que são novos para os pequenos, especialmente para os bebês. Isso estimula os sentidos, deixa as crianças mais interessadas e promove o desenvolvimento saudável.
O contato com os quatro elementos, terra, água, ar e fogo, são absorvidos como forças que estão formando a criança, são vivências que serão impressas no organismo, na memória celular e que darão formas permanentes à criança; expondo a criança a fenômenos físicos materiais que expressam uma verdade espiritual, carregam ...
Terra, Ar, Fogo e Água são essenciais para que possa existir vida e a mesma se desenvolva. O elemento Terra oferece-nos a sua estrutura, o planeta, a matéria da qual o corpo se constitui; enquanto o elemento Água lhe acrescenta vitalidade, poder de crescimento, regeneração e reprodução.
Considerando o número de crianças da turma, disponha recipientes ou até uma piscina portátil preenchidos com aproximadamente 10 cm de água. Coloque as bacias com distância apropriada para permitir a movimentação dos pequenos e diminua a roupinha deles, tirando camisetas, meias, sapatos e até a calça ou shortinho.
A brincadeira com água e areia é uma forma de estimular os sentidos das crianças. A partir do segundo ano de vida a criança aprende através do aroma e do tato. Tanto a água como a areia estimulam os sentidos, ajudam no crescimento e desenvolvimento e na coordenação motora das crianças.
Uma colher de terra, duas ou três colheres de água e meia colher de cola. Modo de preparo: misture tudo em um pote plástico e a tinta estará pronta. Depois da tinta preparada a professora convida as crianças para desenharem e pintarem suas mãos em um tecido ou em um papel, a atividade será realizada coletivamente.
Confira a seguir os cinco campos de experiência da BNCC.