2 passos para saber como desfiar bacalhau
Retire a pele do bacalhau Você pode optar por tirar antes ou depois do cozimento, mas ela sai com muito mais facilidade depois de cozida. Tente achar um ponta solta e puxe de forma firme e com cuidado para não desmontar suas postas.
Para isso, coloque o bacalhau, seja ele em postas ou desfiado, dentro de uma vasilha embaixo de um fio de água corrente por 10 minutos. O processo de dessalgue deve continuar dentro da geladeira, mas não se preocupe, o peixe não exala cheiro quando está imerso em água gelada e ainda fica macio e consistente.
COMO SABER SE O BACALHAU ESTÁ DESSALGADO? Para isso, você pode experimentar uma lasca da parte mais grossa para ver se está dessalgado. NÃO DESSALGUE DEMAIS: Cuidado, para não dessalgar demais, é mais fácil continuar retirando o sal (aumentando o tempo de molho) do que dar vida a um peixe sem gosto.
15 minutos
4.
Conservar/Congelar
Ele ensina que o correto é deixar o peixe, no mínimo, 36 horas na água com gelo, trocando pelo menos três vezes o líquido. Outro modo de dessalgar o bacalhau é deixá-lo em água em um recipiente tampado dentro da geladeira e substituindo a água por três vezes.
Corte o bacalhau em pedaços pequenos/médios e coloque-os em uma panela com água, de maneira que a água cubra todos os pedaços. Use sal para tirar o sal! Nesse momento você vai misturar de 3 a 4 colheres cheias de sal: isso mesmo, você vai colocar ainda mais sal!
A dupla açúcar e vinagre vai te salvar O processo aqui é bem simples também. A combinação de 1 colher (sopa) de açúcar + 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, quando adicionada ao prato salgado, podem trazer de volta a sua comida saborosa e sem aquele exagero de sal.
Simplesmente, água. Em sopas, ensopados e outras receitas à base de líquidos, adicionar um pouco de água será o suficiente para diluir a concentração de sal. Cuidado, porém, para não deixar aguado demais. Para evitar isso, adicione um pouco de amido de milho à sopa como espessante.
Parte do produto está mais salgado no inverno. Denise Sobral explica o processo de salga e maturação do queijo artesanal: “A salga do queijo é feita a seco, ou seja, aplica-se sal grosso ou refinado na casca dos queijos por um período de 6 a 8 horas.
O ideal é colocar o queijo em uma tábua ou vasilhame que absorva água. Existem caixas de cura de queijo, que já vem com telas de proteção que permitem que o ar circule sobre o produto e evitam a presença de indesejados mosquitos. Durante os primeiros dias de cura, o queijo pode eliminar água e óleo.
Pode-se tentar resolver, amornando um pouco o soro, imergir a forma neste soro e deixar alguns minutos e prensar novamente. Cuidar para que a massa não aqueça muito, pois o dessorador pode colar no queijo.
Basta pingar algumas gotas de limão na panela do feijão, fechar e deixar ferver mais um pouco. Ao experimentar novamente, você terá percebido que a acidez da fruta ajudou a equilibrar o sal na receita. A dica está descrita no livro Sebastiana Quebra-Galho, da Editora Record.
Chama-se difusão. Neste caso, a batata é colocada no líquido da feijoada e ocorre a difusão, com o sal passando do meio mais concentrado (o líquido do feijão) para o menos (a batata) devido ao movimento das moléculas em busca de equilíbrio de concentração.
A primeira ideia seria acrescentar mais água, diminuindo a concentração de sal. Em princípio, isso resolve o problema do sal, mas cria outro: a concentração da gordura dissolvida no caldo também diminui, e a feijoada se torna muito fraca de sabor.
Vamos tomar como exemplo uma feijoada. Se antes de estar pronta você perceber que está salgada demais, tire da panela seus ingredientes a exemplo de carnes, linguiças, bacon, charque, defumados, dentre outros, e lave em água corrente ou mesmo fervente por poucos minutos para retirar o excesso de sal.
Tempero clássico Sal, pimenta? Vá provando, mas cerca de 1 colher (chá) de sal resolve. O jeito mais eficiente de fazer o tempero “pegar” é adicionando 1 concha do feijão, com pouco caldo, à panela do refogado. Misture amassando com a colher e junte esse feijão temperado à panela de pressão.
Para variar o sabor do feijão
Como fazer feijão – cozimento Levar para a panela de pressão – 500g de feijão com 2 litros de água e as folhas de louro. Colocar no fogo médio e quando começar a apitar (girando aquela válvula em cima) contar 25 minutos.
Como temperar feijão
Como Fazer Feijão
Se você está com muita pressa e precisa engrossar o caldo do feijão em poucos minutos, acrescente mais amido à receita. Faça a seguinte misturinha: 2 colheres (sopa) de amido de milho em 3 colheres (sopa) de água fria. Dilua bem antes de despejar no feijão.
O que torna o caldo grosso é a redução. Assim, depois de temperado, deixe o feijão apurando em fogo lento. Um jeito de fazer isso mais rápido é tirar uma porção do ingrediente já cozido, bater no liquidificador e devolver à panela.