A educação não- formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. ... A transmissão de informação e formação política e sócio cultural é uma meta na educação não formal.
Indicadores estes, sinalizados tanto nas Diretrizes Curriculares de dezembro de 2005 quanto pelos que atuam em empresas e ONGs, que apresentamos a seguir: flexibilidade em suas ações; conhecimento e experiências relativos à gestão participativa; competência e habilidade na busca de soluções para os impasses enfrentados ...
O pedagogo é o profissional que tem a função de mediar o trabalho pedagógico, agindo em todos os espaços de contradição para a transformação da prática escolar. ... Nesse sentido, o pedagogo assume também o papel de mediador, de articulador das relações entre o professor e o aluno.
Contribuições. O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. ... É o mediador no processo de ensino e aprendizagem, de forma a garantir a consistência das ações pedagógicas e administrativas.
a importância dos conhecimentos didáticos para despertar o interesse dos alunos. ... Faz-se necessário relembrar que o saber pedagógico é imprescindível no processo de ensino- aprendizagem, auxiliando não somente o aluno, mas também o professor, que se conscientizará sobre o desenvolvimento de sua prática docente.
Na escola, o pedagogo também é responsável pela condução da ação pedagógica juntamente com a direção e os professores, a fim de tornar mais tranquilos os (amenizar os) problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem, bem como os disciplinares e outros que envolvam questões pedagógicas que possam interferir no ...
O pedagogo pode atuar como professor aplicando o sistema que por ele foi criado para a transmissão do conhecimento, o docente não foi preparado para atuar em todas as áreas do saber educacional. ... Abaixo está uma lista com as áreas de atuação do pedagogo.
O professor 2.
A implementação da BNCC muda no componente ensinado apenas a necessidade de realização de algumas ações como: revisão de currículos locais, de materiais didáticos, necessidade de formação continuada e inicial dos docentes e o alinhamento das avaliações aplicadas.
De forma geral, a Base Nacional Comum Curricular tem como maior objetivo instituir uma regulamentação que norteia os currículos das escolas em todos os estados e municípios do Brasil. A BNCC, portanto, coloca em curso o que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) prevê para a educação.
1. Apresente aos professores a estrutura da BNCC no Ensino Fundamental. Fale que o documento se organiza em anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano), que as áreas estão divididas em Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.